Aniversário de Porto Alegre: viva a cidade!

Uma cidade embalada por um sotaque cantado, com som de alegria e tom de boas-vindas. Assim é Porto Alegre, esta jovem cidade que completa 252 anos e carrega muita história, belezas e uma imensa área verde para recarregar a energia a qualquer momento.
Além de grandes parques e praças, a capital gaúcha também reúne inúmeros atrativos culturais e uma rica lista de museus e prédios históricos. Lado a lado com as programações artísticas, Porto Alegre ainda traz cenários emocionantes, como o pôr do sol no Guaíba.
Aproveite a data e confira algumas opções para viver a cidade de verdade:

Parque Farroupilha (Parque da Redenção)
Um dos mais tradicionais de Porto Alegre, o Parque da Redenção é uma enorme área verde localizada em um dos bairros mais queridinhos dos porto-alegrenses. Com minizoo, lago, parque de diversão infantil, recanto solar, mercado, canchas de futebol e de bocha, passeio para bicicletas, pista de atletismo, aparelhos de ginástica e auditório para 4.500 pessoas, o lugar é como um recanto nos finais de semana e nos fins de tarde.

Nova Orla do Guaíba (Parque Moacyr Scliar)
O que era bom ficou ainda melhor. Depois de revitalizada, a nova orla do Guaíba (Parque Moacyr Scliar) virou palco de várias atividades ao ar livre, como a prática de esportes e aquelas caminhadas pela manhã ou ao fim da tarde. Ao longo dos seus 1,3 km de extensão, o parque ainda é um dos locais preferidos para quem simplesmente quer apreciar a paisagem, que garante um lindo pôr do sol por entre as árvores às margens do Rio Guaíba.

Rio Guaíba
O próprio Rio Guaíba – classificado tanto como rio quanto como lago – é um ponto turístico por si só. Com 72km de extensão, ele é o cartão postal da cidade e também o lugar em comum entre vários parques e destinos da cidade. Em seu entorno é possível encontrar áreas verdes, diferentes espaços para caminhada e aquele refúgio para um chimarrão com os amigos.

Brique da Redenção
Realizada ao lado do parque ao Parque Farroupilha, o tradicional Brique da Redenção traz uma mistura estilos que são a cara de Porto Alegre. Tem artesanatos variados, antiguidades, comidinhas de todos os tipos e antiguidades como peças raras e colecionáveis, joias, móveis, utensílios, livros, revistas e tudo mais que carregue história e bagagem afetiva.

Varig Experience – Boulevard Laçador
Hoje em dia, visitar a estátua Laçador pode ser mais do que o costume de sentar na grama, contemplar o céu tomando chimarrão e fazer fotos com o monumento. O programa, que ilustra a alma do porto-alegrense, pode ser estendido com uma passada pelo Boulevard. Além de restaurantes para todos os gostos e uma bela vista do Aeroporto Salgado Filho, o espaço ainda abriga a Varig Experience. A estrutura, criada pela memorável Varig, remonta o passado das companhias aéreas por meio do avião DC3 PP-ANU – um dos primeiros DC-3 fabricados no mundo.

Mercado Público de Porto Alegre
Se em qualquer capital do Brasil, o mercado público traz a essência da cidade, em Porto Alegre não seria diferente. Inaugurado em 1869, o Mercado Público de Porto Alegre conta com mais de cem bancas e lojas distribuídas em dois andares. Por lá, é possível encontrar de tudo um pouco, desde especiarias e produtos típicos da cultura gaúcha até restaurantes, lanchonetes e sorveterias.

Usina do Gasômetro
A Usina do Gasômetro é um dos mais conhecidos centros culturais da cidade. Possui cafés, salas de cinema e espaços culturais que recebem eventos como palestras, espetáculos teatrais e shows. Às margens do rio Guaíba, a usina oferece uma vista imperdível do alto do terraço. Junto ao prédio também fica o cais, ponto de partida dos passeios de barco oferecidos ali.

Casa de Cultura Mário Quintana
Originalmente, o prédio inaugurado em 1933 na Rua dos Andradas acomodava o luxuoso Hotel Majestic, que hospedou presidentes e artistas importantes em seus tempos áureos. Um dos mais notáveis foi o poeta gaúcho Mario Quintana, que morou no hotel de 1968 até 1980. Nesta época, o governo transformou o prédio em monumento histórico e espaço de cultura, que hoje é palco de eventos artísticos como peças de teatro e exposições.

Theatro São Pedro
Localizada em frente à Praça Matriz, a casa de espetáculo é considerada uma das mais belas e requintadas do país. Com sua construção no estilo Barroco Português do lado de fora e adornos em veludo e ouro na sua decoração interna, o local conta com programação de shows, espetáculos teatrais, café e outras atividades.

Praça da Alfândega
No coração do centro de Porto Alegre, a Praça da Alfândega é o ponto de encontro para quem quer respirar história e arte. O lugar, contornado pela sombra de árvores, bancos e feirinha de artesanato, abriga diversas estátuas de poetas gaúchos, prédios importantes e três dos principais museus da capital. São eles:
Memorial do Rio Grande do Sul: além de chamar atenção pela arquitetura, a partir de uma grande coleção de projetos, conta marcos da história do Estado.
Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs): abriga a maior coleção de obras de arte do Estado e é parada obrigatória para os apreciadores de artes plásticas.
Santander Cultural: é o centro cultural de maior destaque do Estado. São três andares que abrigam exposições de arte, shows, sessões de cinema e café.

Museu Iberê Camargo
O museu dedicado ao artista gaúcho possui uma arquitetura arrojada: uma grande construção de concreto branco com mais de 8 mil m². O prédio, cercado de mata nativa, tem como vista o Guaíba, na Zona Sul da cidade. O local, inaugurado em 2008, conta com um acervo de mais de 4 mil obras de Iberê Camargo, entre pinturas, gravuras, desenhos, guaches e diversos estudos.

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Instalado em um prédio moderno, o Museu de Ciências e Tecnologia conta com um rico acervo científico, laboratórios de pesquisa, oficinas e exposições interativas abertas ao público. Em seus três andares e mais de 800 experimentos para explorar, ouvir, tocar, comparar e criar, o museu estimula a curiosidade científica e os sentidos de adultos e crianças.

Estádios - Arena e Beira-Rio
Obviamente este programa divide paixões. Para os colorados, o Estádio Beira-Rio pode proporcionar mais do que jogos do Internacional. Em um tour guiado, o torcedor pode acessar pontos que não estão disponíveis em dias de partida, como vestiário, campo, banco de reservas, camarotes, e o Museu Colorado. Já no tour na Arena do Grêmio, a visita guiada passa por locais como gramado, banco de reservas, vestiários, zona mista, camarotes, cabines de imprensa e a sala de coletiva – tudo conduzido por um guia.

Parque Moinhos de Vento (Parcão)
Com 115 mil m² de área, o Parcão, como é conhecido o Parque Moinhos de Vento, oferece uma ampla estrutura esportiva, com campo de futebol, quadras de tênis, cancha de bocha, aparelhos de ginástica de rua, pista de patinação, quadras polivalentes e pistas de atletismo. A paisagem, que também é um convite para quem deseja relaxar num fim de tarde ou no fim de semana, ainda traz um ambiente natural em meio à cidade, como um lago com tartarugas, gansos, marrecos e peixes.