Antes, durante e depois de tudo BRINCAR!
Nunca foi tão importante brincar! Brincar de todos os jeitos de todas as formas, brincar sozinho, brincar com os pares, brincar com os adultos da casa, brincar com os irmãos, brincar com os familiares, brincar com brinquedo, brincar sem brinquedo, brincar dentro de casa, de baixo da mesa, na sala, no banheiro, no quarto, no quintal, no condomínio, na calçada, no parque, nas esquinas, na natureza, na escola, no home office...
Uma infinitude de associações há de se fazer com o fenômeno do brincar que, incrivelmente, se ajusta a tudo: pessoa, lugar, ação, objeto, abstração, imaginação, invenção. Quem nunca brincou com as mãos? Quem nunca brincou com os talheres, quem nunca imaginou ser um personagem? Quem nunca brincou de dar vida a bonecos e bonecas, quem nunca pulou do sofá, na cama? Quem nunca se frustrou porque teve que interromper uma brincadeira?
Não há no brincar, lugar para a uniformização do pensar e do agir; cada um de nós brinca de um jeito, de uma forma, cria estratégias para o brincar e, por conseguinte, cria estruturas emocionais, intelectuais e possibilidades inovadoras para reviver acontecidos, transformar situações e angústias, colocar-se no lugar do outro e desenvolver a inteligência. O brincar nasce da criança e com a criança; não é pronto, mas origina-se da genialidade própria do ser infantil; não tem propósito, a não ser o de viver esta experiência rica em possibilidades. O brincar é pulsante, é movimento, desejo de vida e transformação. Por isso, inúmeros teóricos da saúde e da educação dissertam sobre a importância do brincar. A criança, em sua condição potencial de saúde física e mental, precisa e tem necessidade de brincar, para significar e simbolizar a vida.
Em tempos pandêmicos, vividos por todos nós, crianças e adultos, neste caos diário mundial, de números ascendentes de contágio e mortes que geram o medo e a desesperança, é necessário que sigamos propiciando às crianças o espaço lúdico de criação de vida e proteção que é o brincar. Neste contexto de restrição e distanciamento social, o brincar infantil é a porta que se abre para a saúde física e emocional, mesmo as infâncias, estando com interações sociais limitadas, confinados em espaços menores de salas, apartamentos ou casas, ou ainda em ambientes demarcados em escolas e ainda restringidos em sua comunicação, por usarem máscaras.
No Brasil, uma campanha muito importante acontece anualmente, há 12 anos, numa iniciativa da Aliança pela Infância. A 12ª Semana Mundial do Brincar é uma grande mobilização, para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância e seu objetivo geral é mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância digna.
No dia 28 de maio, comemora-se o Dia Mundial do Brincar! Fica aqui o convite para engajar-nos neste movimento mundial e a possibilidade de cuidar de nossas crianças, propiciando antes, durante e depois, o Brincar como fonte da alegria, de resiliência e da saúde de nossas crianças!
Para levantar a bandeira dos direitos das crianças, cuidando do seu bem- estar e propiciando a vivência das culturas do brincar já nesta terça-feira (25/05) a equipe da Educação Infantil irá promover uma Live de Rodas Cantadas. A transmissão será a partir das 20 horas, pela plataforma Teams. Acesse através do link: http://csivirtual.education/rodacantada
Rosana Rego Cairuga – Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Santa Inês, especialista em Educação Infantil