As religiões de matrizes africanas e a formação cultural do Brasil
O Ensino Religioso tem como objeto de aprendizagem o conhecimento de um conjunto de relações tecidas em determinado contexto histórico-social, em um movimento ininterrupto de apropriação e produção cultural. “Nesse processo, o sujeito se constitui enquanto ser de imanência (dimensão concreta, biológica) e de transcendência (dimensão subjetiva, simbólica)”, explica o professor e coordenador da Pastoral Escolar do Colégio, Josimar Phillipsen, ao explicar a importância do projeto desenvolvido pelos estudantes do 3º Ano do Ensino Médio. As turmas participaram de um seminário online, via plataforma Teams, intitulado “Mitologia Iorubá - Seus Orixás e sua influência na cultura e religiosidade brasileira”.
Entre os objetivos da atividade, está identificar a história, a doutrina e a ética das religiões de matrizes africanas e Iorubá. Além disso, busca-se entender o processo de enculturação e sincretismo das religiões africanas no Brasil, percebendo aspectos da natureza, da vida em sociedade e da condição humana, bem como suas peculiaridades, fazendo uma relação com a sociedade contemporânea. “Conhecer a cultura Iorubá é conhecer o Brasil. É perceber, nas histórias que muitas vezes não são contadas, a identidade e a representatividade da cultura brasileira”, complementa Josimar, ressaltando que conhecer a busca pela transcendência nas diversas religiões nos torna capazes de perceber a importância do fenômeno religioso na história, que constrói cultura e também é influenciado por ela. “Aprendizagens como esta agregam conhecimento, dando a possibilidade de repensarmos a vida, deixando de lado preconceitos oriundos de tempos escravistas, que tomavam não só o trabalho, mas forma de pensar e crer”, diz o professor, ressaltando que, assim como consta na Base Nacional Curricular Comum, cabe ao Ensino Religioso tratar dos conhecimentos religiosos a partir de pressupostos éticos e científicos, sem privilégio de nenhuma crença ou convicção.
A coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Fabiana Pires, salienta que, ao longo das próximas semanas, os estudantes seguirão envolvidos com a apresentação dos trabalhos. “Processos de aprendizagem com proposta metodológica, como o realizado na disciplina de Ensino Religioso, promovem o protagonismo dos estudantes e são fundamentais para os jovens aprimorarem suas leituras de mundo”, conclui Fabiana.