Atenção especial ao acolhimento e à convivência escolar
O acolhimento escolar está entre os diferenciais do Colégio e tem especial importância. Criar vínculos saudáveis e duradouros, garantindo a inserção dos estudantes e de suas famílias na comunidade escolar, de forma tranquila e segura, está entre os principais objetivos dos projetos desenvolvidos nesta área. Com as crianças bem pequenas, da Educação Infantil, o atendimento é personalizado e individual. Entre os diferenciais do processo de adaptação na Classe Bebê (faixa etária de 1 a 2 anos), estão a ambientação, que acontece juntamente com a família, e a adaptação gradual, com horários e grupos reduzidos. “Mesmo que a criança tenha uma empatia inicial com o espaço e os profissionais, uma relação precisa de um tempo para se constituir”, explica a psicóloga escolar Renata Prosdocimi, que acompanha os estudantes da Educação Infantil ao 3º Ano do Ensino Fundamental. A metodologia é semelhante ao longo de toda a Educação Infantil e conta com o acompanhamento permanente da equipe pedagógica.
Já no Ensino Fundamental e no Médio, entre os diferenciais, estão o componente curricular denominado Relações Escolares e Autonomia – REA e o eixo estruturante Projeto de Vida (Novo Ensino Médio), que não só auxiliam no processo de adaptação, como também estimulam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais ao longo do ano letivo. As iniciativas fazem parte do Programa de Convivência Escolar, que abrange os diversos níveis de ensino, e contam com uma série de ações educativas que promovem a saúde nas relações. O programa tem como objetivo construir processos democráticos e solidários para o exercício da cidadania na perspectiva da Educação para a Paz, garantindo que todos os agentes se envolvam na Ética do Cuidado.
Entre os eixos de trabalho dos professores Regentes, durante as aulas de REA, e dos Mentores do Projeto de Vida, estão a integração e a construção de identidade da turma em sua diversidade, iniciativa que consolida um acompanhamento sistemático do grupo e dos estudantes em sua individualidade. Além disso, já no primeiro dia de aula, a equipe recebe os novos e antigos estudantes no pátio, auxiliando-os a encontrar suas turmas e intermediando a apresentação dos estudantes aos novos colegas. Em sala de aula, é realizada uma dinâmica de integração com o grupo. Entre as atividades de adaptação, está o “Amigo Anjo”, iniciativa em que os estudantes antigos se dispõem, de forma voluntária, a acompanhar o novo colega nos primeiros dias de escola. Em todos os processos, há o acompanhamento permanente da Orientação Educacional e/ou Psicologia Escolar.