Autonomia intelectual e inteligência emocional: aspectos fundamentais da educação

A pandemia de Covid-19 tem desafiado os diferentes segmentos da sociedade a se reinventarem, já que as medidas de combate ao vírus tomadas ao redor do mundo têm afetado a vida de milhões de pessoas em praticamente todos os aspectos de sua rotina. Com o isolamento social, várias categorias profissionais precisaram reposicionar a maneira – e o lugar – de realização de suas atividades. A gestão pedagógica das escolas, por exemplo, buscou rapidamente soluções viáveis para suprir as demandas estabelecidas. Operando no modo digital, ferramentas e processos já utilizados no dia a dia escolar precisaram ser ampliados de modo a suprir a ausência física de estudantes e professores em sala de aula.

O ensino remoto, consequentemente, tornou-se realidade para toda equipe pedagógica do Colégio Santa Inês. Diferentemente da ideia generalizada de que, com o isolamento, algumas habilidades e competências antes subvalorizadas agora sobrepujam aquelas comumente desenvolvidas, acreditamos que o momento atual reforça categoricamente a importância que sempre conferimos à autonomia intelectual e à inteligência emocional de nossos estudantes. O momento em que vivemos, portanto, comprova que todas elas são importantes não apenas para cada indivíduo autogerir estudos domiciliares, mas também para continuar a construir aprendizados cada vez mais significativos nas diferentes esferas de sua vida.

Apesar das hesitações e dos temores advindos com a pandemia, impuseram-se vivências desafiadoras a todos. Se, por um lado, temos mais tempo de convívio diário com nossos familiares e um convite ao autoconhecimento, por outro, precisamos lidar com incertezas, medo, ansiedade, insegurança, isolamento, mudança de rotina e reorganização até mesmo dos espaços da família. Para lidar com tais questões, foi necessário ter empatia, resiliência, responsabilidade, cuidado consigo e com o outro. Além disso, tornou-se evidente que, além das competências acadêmicas, a excelência do nosso fazer pedagógico envolve espaço de escuta e confiança. Sob a perspectiva de uma educação integral, reforçamos nosso ideal de contribuir com a formação de indivíduos que, além dos saberes acadêmicos, que tanto prezamos, saibam também lidar com os desafios da vida de maneira salutar e buscar respostas aos desafios encontrados.

Entendemos que considerar os sujeitos nos seus diferentes contextos, no seu ritmo, no seu tempo e ainda desafiá-los a extrapolar todas as habilidades e competências desenvolvidas é um processo que os conduz com segurança à construção dos saberes, à consolidação de suas aprendizagens e, mais do que tudo, à sua própria constituição como indivíduos plenos de suas potencialidades. De acordo com o exemplo de Leandro Karnal, “a grande aprendizagem do futuro é a capacidade de enfrentar coisas com as quais não estamos acostumados. O futuro demanda pessoas que reajam a situações inusitadas”.

O retorno às aulas presenciais não será meramente a volta ao espaço físico da escola, pois todos, professores, gestores e principalmente estudantes, regressaremos como indivíduos modificados. A experiência do isolamento tem contribuído para aquilo que sempre incentivamos: o protagonismo dos nossos jovens, já que eles, hoje, podem reconhecer a si mesmos como sujeitos “aprendentes”, como protagonistas de fato de sua aprendizagem e de seu desenvolvimento.

Analice Vacaro (Coordenadora Pedagógica) e Luciana Modica (Orientadora Educacional)