British English Olympics 2023: reta final dos preparativos para o retorno a Londres

Entre os dias 28 de março e 13 de abril, doze estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e do Médio estarão em solo londrino para representar a comunidade inesiana em sua segunda participação na British English Olympics (BEO). Após uma estreia notável em 2022, quando ficou entre as dez melhores equipes participantes do mundo, o Colégio Santa Inês retornará como a escola brasileira responsável por representar o Rio Grande do Sul no evento que reunirá milhares de estudantes. 
 

Organizada pela British English Organization, entidade operada pela Oxford International Education Group, a BEO consiste em uma olimpíada interdisciplinar em língua inglesa, destinada aos estudantes de países que não possuem o inglês como idioma oficial. Para participar das diferentes etapas da competição, cada equipe passa a ser responsável por representar um país.  

 

Nesta edição, o colégio representará a França nos diversos desafios propostos no decorrer do evento. Entre eles, destaca-se o BEO Investigation, fase que envolve métodos práticos de pesquisa e resultados com o objetivo de ensinar os jovens a identificar notícias falsas e ampliar a compreensão sobre assuntos gerais. Além disso, a competição ainda conta com tarefas como o BEO Debate, o BEO A Capella Contest, o BEO Drama Festival, o BEO Improvisation Challenge e o BEO Mistery Challenge.   
 

Uma oportunidade inigualável 

Na visão da coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Analice Vacaro, que tem acompanhado os estudantes durante todas as etapas que antecedem as olimpíadas, o evento traz consigo uma oportunidade única de desenvolvimento individual e coletivo.  

 

“O encontro com estudantes de diferentes partes do mundo e a possibilidade de interações em complexos desafios nas mais diversas áreas proporcionam experiências culturais centradas não apenas na diversidade e no estímulo à autonomia, na troca de vivências e na alteridade,  mas também em práticas que promovem a ampliação do universo multicultural e linguístico de cada estudante, bem como favorecem os processos de autoconhecimento”, afirma Analice.  
 

Com os preparativos para o evento já em ritmo de reta final, não restam dúvidas de que o projeto é muito mais do que uma disputa. “A competição desenvolvida adquire outro significado, já que todos os participantes são valorizados em suas particularidades. Dessa forma, os estudantes podem desenvolver todas as suas potencialidades com responsabilidade e autoconfiança”, complementa a coordenadora. 
 

Para Fabiana Pires, coordenadora pedagógica do Ensino Médio, que também acompanhou de perto todos os preparativos para o evento, participar do BEO é uma oportunidade de vislumbrar alguns desafios inerentes ao ingresso no meio profissional.  

 

"Compreender temas relevantes para a sociedade contemporânea num universo globalizado, sendo sujeitos atuantes na resolução de desafios multiculturais, oferece aos estudantes vivências próximas à realidade que vão encontrar quando se apropriarem de seus projetos de vida”, ressalta Fabiana.   
 

Além disso, destaca o papel da participação na competição no que tange ao enriquecimento do currículo dos estudantes. “A experiência da internacionalização é sem dúvida um diferencial para jovens que desejam uma qualificação no seu currículo", acrescenta a coordenadora. 

 

Conheça a equipe inesiana! 

Após um longo período de preparação, os estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental Anos Finais ao 2° ano do Ensino Médio, que embarcarão rumo ao Reino Unido no final deste mês, foram indicados pela equipe pedagógica de acordo com os níveis de proficiência nas diferentes áreas do conhecimento e na língua inglesa. Deste modo, a equipe será composta por: 

 

  • Vitor Pigozzi de Souza, da turma 74; 

  • Camille Sperb Caetano, da turma 81; 

  • Érico da Cunha Ceccon, da turma 91; 

  • Arthur Schramm Schmitt, da turma 92; 

  • Caetano Sabóia Stella, da turma 92; 

  • Izabela Pereira Rocco, da turma 92; 

  • Vitória Lizz Pereira Mourão, da turma 92; 

  • Bruna Silva Kirst, da turma 1A; 

  • Luise Cecchini Marques, da turma 1A; 

  • Rafaela Senff de Oliveira, da turma 1A; 

  • Júlia Leal Cohen, da turma 2B; 

  • Juliana Gomez Labella, da turma 2B. 

 

Londres sob uma nova perspectiva 

Além da equipe responsável por representar o Colégio Santa Inês na British English Olympics em 2023, a escola contará com mais uma jovem inesiana em solo londrino. A estudante Rafaela Baques Ferraz, que representou o colégio na competição em 2022, foi selecionada como a única brasileira a integrar a ETG StudentAmbassador, iniciativa promovida pelo Oxford International Education Group.  
 

Em virtude de sua performance exemplar como competidora e de suas notáveis habilidades de liderança, Rafaela retornará ao Reino Unido como Activity Leader na edição de 2023. Deste modo, será responsável por planejar, organizar e gerenciar as atividades direcionadas aos participantes do evento, uma oportunidade única para colocar seus conhecimentos em prática e criar memórias inesquecíveis.