Carimbe o passaporte e boa viagem!

Os desafios propostos pelo The Three C’s Club aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental vêm estimulando o engajamento das turmas. O projeto, que é fundamentado em três pilares os quais têm por finalidade explorar os múltiplos olhares em relação ao conhecimento e estimular o perfil investigativo dos estudantes,  marca a chegada do programa bilíngue que, no Santa Inês, inicia no Nível 3 da Educação Infantil, aos Anos Finais. As aprendizagens desenvolvidas no 2º trimestre, foram concretizadas através de um E-book que, literalmente, apresenta “Um mundo de possibilidades”. 

O material, intitulado “A world of possibilities – How can i become a better person by getting to know other cultures?”, é resultado de uma verdadeira viagem virtual durante a qual os estudantes visitaram vários países, pesquisando e conhecendo mais sobre sua história, cultura e peculiaridades. A problematização, metodologia utilizada no processo, envolve as diversas áreas do conhecimento e estimula a aprendizagem de forma leve, atrativa e concreta. “Este é o segundo E-book bilíngue, desenvolvido em 2021, que materializa as aprendizagens construídas no club”, explica a Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais, Analice Vacaro. De acordo com a educadora, o projeto apresenta aos estudantes questões e problemas do mundo real, com o objetivo de convocar a mobilização conhecimentos das diferentes áreas, estimular a reação ativa frente ao inusitado e proporcionar a busca de intervenções capazes de transformar realidades, com consciência crítica e responsabilidade. 

Além de concretizar as aprendizagens trabalhadas, o projeto, que sintetiza as aprendizagens nas suas 35 páginas, demonstra que é possível trabalhar com iniciação científica, por exemplo, de diferentes formas, explorando ferramentas não usuais. Durante o período, os 65 estudantes  desenvolveram habilidades socioemocionais e cognitivas para questões essenciais como autorregulação da aprendizagem, excelência acadêmica e formação integral. “Com este formado, os estudantes aprimoram as mesmas habilidades dos componentes curriculares tradicionais, mas de forma integrada, o que estimula o engajamento e favorece o exercício da oralidade em Língua Inglesa”, complementa a teacher Iasmine Lopes, que acompanha as turmas do bilíngue em sala de aula juntamente o teacher Filipe Ghesla. 

Confira o resultado do projeto e boa viagem! 

A world of possibilities - E-book - 6th grade - 61A world of possibilities - E-book - 6th grade - 62