Cartas pela Paz – Leia, Inspire–se, Engaje–se
Para marcar a passagem do Dia Internacional da Paz, comemorado no próximo 21 de setembro, convidamos a comunidade para compartilhar ações que a inspirem e promovam, através da campanha “Cartas pela Paz”. De forma espontânea, queremos reunir, pelo menos, mil cartas com iniciativas e mensagens que promovam a cultura de paz. Teremos na escola a “Tenda da Paz”, próxima ao Auditório Madre Teresa, onde serão disponibilizados postais para que a comunidade possa escrever sobre experiências, atitudes inspiradoras e bons exemplos capazes de transformar a realidade do meio em que vivemos. Essas mensagens serão distribuídas, no dia 21/09, à comunidade escolar, na PUC, nas sinaleiras nos arredores da escola, nas portarias e na Praça Parobé, como forma de inspirar a nossa comunidade. Em 2017, as atividades da Semana da Paz têm como inspiração o trabalho desenvolvido pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann, que, em 1983, foi responsável pela fundação da Pastoral da Criança, juntamente com o então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo.
Quem foi Zilda Arns?
Zilda Arns Neumann nasceu em 1934, em Santa Catarina, foi fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, além de ter sido indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz. A primeira ação da Pastoral foi realizada em Florestópolis (PR), onde o índice de mortalidade infantil chegava a 127 para cada mil crianças e foi reduzido para 28 após um ano, o que levou a Igreja a expandir o projeto para todo o Brasil. Em 2004, fundou e coordenou a Pastoral da Pessoa Idosa, com o objetivo de ajudar os idosos a controlar vacinas, evitar acidentes domésticos e identificar doenças físicas e emocionais. Até a sua morte, em janeiro de 2010, no Haiti, Dra. Zilda coordenava 155 mil voluntários em mais de 32 mil comunidades pobres do Brasil. Atualmente, a Pastoral acompanha aproximadamente dois milhões de crianças e 80 mil gestantes, promovendo ações básicas de saúde, nutrição e cidadania. Seu trabalho serviu de exemplo para países como Angola, Moçambique, Timor Leste, Paraguai, Bolívia, Argentina, Chile e México, entre outros.
Rede Shalom, IENS e Colégio Santa Inês
A Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS) dinamiza a Rede Internacional “Shalom” para a JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO, arriscando na fé por um mundo mais justo e anunciando que a paz, fruto da justiça, é possível para toda a criação. O Colégio se integra à Rede Shalom e acredita que a paz se faz cotidianamente, multiplicando-se ações de generosidade, solidariedade, acolhimento, respeito às diferenças, tolerância e empatia. As crianças e jovens têm grande poder de contagiar a sociedade com essas ações, pois em seus olhos repletos de futuro, enxergamos o nosso compromisso de fazer as mudanças urgentes em nosso planeta.