Colégio Santa Inês se torna membro da Rede de Escolas Associadas da UNESCO
“Ensinamos e praticamos os direitos humanos e a dignidade humana, a igualdade de gênero, a cultura da paz e da não violência, a justiça e a democracia, o respeito pela diversidade e a solidariedade internacional.”
Rede de Escolas Associadas da UNESCO
No último dia 13 de setembro, o Colégio Santa Inês recebeu, com muita alegria, uma notícia mais do que especial: a partir de agora, a instituição integra oficialmente a Rede de Escolas Associadas da UNESCO. Atuante em 182 países, o programa vem reforçar o compromisso contínuo da escola com uma educação para paz, justiça e integridade da criação.
Criado em 1953, o grupo conta com cerca de 11.500 instituições associadas e tem como principal objetivo “construir as defesas de paz nas mentes dos estudantes”. A associação com a rede ainda possibilita a conexão com uma comunidade global de escolas que compartilham os mesmos valores, promovendo a partilha de saberes.
Como membro da Rede PEA UNESCO, o Colégio Santa Inês, por sua vez, está comprometido em apoiar a missão da UNESCO e colocar em prática seus objetivos globais no ensino, na aprendizagem e nas ações concretas realizadas.
Dia Internacional da Paz: primeiros passos de uma ação conjunta
A primeira ação da instituição como Escola Associada da UNESCO foi a produção do “Manto da Paz” no Dia Internacional da Paz, celebrado anualmente em 21 de setembro. Instituída em 1984 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a data visa promover a sensibilização acerca da importância da paz mundial.
Diante disso, o projeto consistiu na construção de uma grande bandeira, elaborada por estudantes, professores e colaboradores inesianos. Com o intuito de promover a cultura da paz e do respeito à criação, o manto atua como manifesto da comunidade escolar.
Para a diretora, Irmã Celassi Dalpiaz, a iniciativa é "uma oportunidade de ensinar nossos estudantes sobre a importância da paz, que precisa ser estimulada como forma de ver, compreender e transformar a sociedade. Além disso, também firma-se um compromisso com a comunicação não violenta, demonstrando seu papel para uma formação integral baseada em uma cultura de respeito à diversidade”.
“Educar para paz, justiça e integridade da criação é um grande projeto de vida, respeitando os direitos das pessoas, a responsabilidade com o planeta e a defesa da ética em tudo o que fazemos”, afirma.
Clique aqui e conheça o nosso Manto da Paz!