Colégio Santa Inês: um ano como membro da Rede PEA UNESCO
É com imenso orgulho que comemoramos um ano de parceria do Colégio Santa Inês com a Rede PEA UNESCO. A Rede de Escolas Associadas da UNESCO – agência especializada em Educação, Ciência e Cultura da Organização das Nações Unidas (ONU) é uma iniciativa que reúne instituições de ensino em todo o mundo com o objetivo de promover a educação de qualidade, a cidadania global e a sustentabilidade. Essa conquista representa um reconhecimento da qualidade educacional que a escola oferece e o compromisso com a formação integral, intercultural e inovadora dos inesianos. Esse cuidado com o ensino reflete a transmissão de valores, para além das métricas tradicionais de educação, e é reverenciado pela participação do Colégio na Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora e da Rede Shalom, que têm participação ativa nas atividades da ONU.
Fazer parte da Rede PEA UNESCO é um grande diferencial do Santa Inês. Significa que as concepções e as intenções das práticas educativas estão alinhadas a uma proposta que prioriza a educação para a preservação do meio ambiente, a inclusão e a diversidade. As crianças e jovens têm a oportunidade de se envolver em projetos de impacto social, ampliando suas perspectivas e desenvolvendo competências e habilidades essenciais para o século XXI, por meio de experiências ativas e colaborativas, que ocorrem da Educação Infantil ao Ensino Médio.
O Colégio celebra, portanto, não apenas uma conquista, mas um comprometimento contínuo com a excelência e o olhar socioemocional, a partir dos quatro pilares de Educação da UNESCO: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser.
Conforme a Orientadora Educacional do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Andressa Borges e Silva, “estamos engajados em uma missão que visa promover a paz, a justiça e a construção de uma sociedade mais igualitária. Isso implica em formar cidadãos críticos, solidários e conscientes de seu papel no mundo, capazes de contribuir para a transformação social. Portanto, ao celebrarmos um ano de nossa inclusão na Rede PEA UNESCO, lembremo-nos de que estamos fazendo um pacto com um futuro mais justo e pacífico para todos. A educação que promovemos aqui é uma ferramenta poderosa para moldar mentes e corações, para juntos fazer a diferença."
A primeira ação do Colégio Santa Inês, enquanto membro da Rede PEA UNESCO foi a elaboração do Manto pela Paz, produção que contou com os estudantes e as famílias compartilhando seus ideais para relações mais pacíficas em uma grande bandeira. Diversas datas comemorativas ao longo do ano são propostas pela UNESCO e a escola realiza atividades pedagógicas para mobilizar as aprendizagens, a exemplo de:
Dia Mundial do Meio Ambiente: crianças, jovens e educadores foram convidados a plantar, ao receberem um envelope com sementes de canafístula, uma árvore muito utilizada para reflorestamento e preservação do meio ambiente de cidades como Porto Alegre, consolidando-se como sementes para um mundo melhor. A Educação Ambiental também foi o tema da prova de produção audiovisual da 18ª Gincana Cultural (para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais ao 3º ano do Ensino Médio) e será o fio condutor da pintura do muro da escola, realizada pelas turmas do terceirão.
Dia Mundial do Livro: arrecadação e distribuição de livros para todas as idades, com o protagonismo do Grêmio Estudantil do Colégio Santa Inês (GESI), em parceria com a Biblioteca Ir. Sônia Haydê Randazzo.
Dia Internacional da Juventude: Jogos Escolares e distribuição de marca-páginas com espaço para cada estudante registrar, em desenho e/ou texto, o seu papel, enquanto inesiano, nas transformações do mundo.
Como uma forte corrente, a comunidade inesiana segue avançando rumo a um futuro mais ético, sustentável, plural, justo e solidário. Esse marco tão significativo também procura promover a educação para a paz, a defesa dos direitos humanos, a diversidade cultural e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o de número 4 (Educação de qualidade) e o de número 16 (Paz, justiça e instituições fortes).