Congresso virtual debate sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais
Nos dias 28 e 29 de maio,a comunidade escolar inesiana teve a oportunidade de acompanhar o ciclo de palestras, promovidas pelo nosso parceiro para o desenvolvimento das competências socioemocionais, LIV – Laboratório Inteligência de Vida.Neste ano, o Congresso LIV Virtual reuniu mais de 20 especialistas e personalidades, para debater diversos temas, entre eles “Saúde mental: suas emoções não entram em quarentena”, “Entrevista internacional: Domenico de Masi – ócio criativo” e “O mundo pós-pandemia. Estamos preparados?”.
“O desenvolvimento pleno de um estudante parte do equilíbrio e da atenção que damos ao desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais”, destaca a Coordenadora Pedagógica Analice Vacaro. Segundo Domenico de Masi, sociólogo italiano e criador do conceito de ócio criativo, “a escola integral deve ensinar a emotividade e a racionalidade e deve educar para as necessidades qualitativas: a necessidade de introspecção, da meditação, da reflexão, do lazer, da amizade, do amor, da beleza e do convívio”, complementa a coordenadora, ao enfatizar a importância da formação integral.
Sobre o assunto, a Orientadora Educacional Luciana Modica ressalta que as “habilidades emocionais para lidar com a mudança e a incerteza são fundamentais, para que tenhamos saúde mental para viver a vida plenamente, mantendo a saúde dos nossos relacionamentos, a produtividade do nosso trabalho e a manutenção de uma nova rotina”. “Fomos convocados a buscar recursos internos - competências socioemocionais – para conseguirmos lidar com as adversidades do momento. E o Congresso Liv – Laboratório Inteligência de Vida – foi um grande presente para nossa comunidade escolar”, finaliza Luciana.
Confira a coletânea com a gravação de todos os debates, e tenha acesso aos conteúdos abordados.