Conhecer para respeitar

A Hora do Conto de hoje nos transporta para a Amazônia de Kabá Darebu. No texto, o menino-índio, que dá nome ao livro do autor Daniel Munduruku, nos apresenta com sabedoria e poesia o jeito de ser de sua gente, os Munduruku. “É essencial darmos voz a todas as etnias, a todos os povos que fazem parte desta diversidade que é a cultura brasileira”, destaca a atriz e psicopedagoga Márcia do Canto que, literalmente, dá voz a esta belíssima história da literatura indígena.

A temática foi especialmente escolhida para homenagear esta importante etnia em função da passagem do dia 19 de abril, quando se comemora os povos indígenas e suas especificidades linguísticas, culturais e sociais. “É fundamental conhecermos para criarmos empatia”, complementa Márcia, ao destacar, com alegria, o aumento de obras da Literatura Indígina – expressão utilizada para designar os textos editados e reconhecidos pelo sistema literário como sendo de autoria indígena.

Agora, que tal mergulhar na história desse povo que faz silêncio para ouvir os sons da natureza, olhar, conversa e ouve o que o rio tem para contar, enquanto admira o voo dos pássaros? Convide a família e inspire-se!