Conversa em Família alerta para o uso indevido de álcool por adolescentes
A importância da atuação das famílias na prevenção ao uso de álcool por adolescentes será tema da próxima edição do projeto “Conversa em Família”, do Colégio Santa Inês, marcada para a terça-feira, 14/11, das 19h às 20h30, no Auditório Madre Teresa. Na ocasião, será lançada oficialmente para a comunidade escolar a campanha “Eu me comprometo”, iniciativa do Grupo de Trabalho das Escolas, formado pelos Colégios Santa Inês, Anchieta, Farroupilha, Marista Rosário e Monteiro Lobato e pelo Fórum Permanente de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes, coordenado pelo Ministério Público Estadual. “Precisamos criar uma rede de proteção para preservar a saúde integral dos nossos jovens. Permitir o consumo de álcool por menores, mesmo dentro de casa, é crime”, alerta a psicóloga escolar Bianca Stock, que atende os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio do Colégio Santa Inês.
De acordo com a especialista, o objetivo da ação é alertar os pais e/ou responsáveis acerca das suas responsabilidades no que se refere ao consumo de bebida alcoólica por adolescentes, bem como estimular a formação de uma rede protetiva capaz de promover a adolescência saudável. Bianca ressalta que, desde a criação do Fórum Permanente, muitos avanços já foram obtidos. “Já conseguimos proibir a venda de bebidas alcoólicas dentro das festas organizadas por produtoras de eventos, por exemplo, como as comemorações de formatura do Ensino Médio”, explica lembrando que, atualmente, o problema é que os jovens bebem dentro de casa. “Os pais abrem suas residências para festas e encontros sociais e, muitas vezes, não monitoram. Estamos propondo uma ação conjunta com o objetivo de interferir em situações que ocorrem fora da escola”, destaca a psicóloga, lembrando que o consumo de alcoólicos por crianças e adolescentes é um problema de saúde pública.
Nesta edição, o “Conversa em Família” irá contar com a presença de Carlos Eduardo Leite, Especialista em Toxicologia que, há 10 anos, atua como Coordenador do Laboratório de Toxicologia Analítica do Instituto de Toxicologia e Farmacologia da PUCRS, e da psicóloga Giovana Cavalcante Serafini, especialista em Atendimento Clínico (UFRGS), Mestre em Educação (UFRGS) e membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. O encontro é gratuito e aberto ao público.