Crianças, livros infantis e afastamento social

Em tempos de afastamento social, ouvir histórias contadas pelos adultos, explorar livros especiais, relembrar o repertório preferido e descobrir novas maneiras de vivenciar a literatura, como nas brincadeiras e nas propostas enviadas pela escola, têm sido uma grande oportunidade de aprendizado e alegria para as crianças. Os livros estimulam a imaginação, incentivam a criatividade e divertem! Como nos sinalizou o casal de psicanalistas Diana e Mario Corso, em uma conversa com o escritor Ilan Brenman ocorrida esta semana e disponível no youtube, as histórias podem, neste tempo em que tivemos nossa circulação limitada, nos ajudar a devolver a amplitude do universo e nos lembrar que os limites podem estar muito além das paredes das nossas casas. E isso, para todos nós, mas especialmente para as crianças, é muito importante.

“As histórias e suas narrativas, neste tempo de quarentena, têm sido uma das formas de contextualização das atividades em casa”, explica a professora Ana Carolina Nascimento. As professoras da Educação Infantil organizam seus planejamentos e pensam em propostas brincantes para sugerir às famílias, como vídeos de contação de histórias, que possibilitam às crianças reencontrarem suas professoras fazendo algo que faz parte da rotina escolar. Tais encontros proporcionam momentos de ludicidade, que despertam a imaginação e contribuem para a ampliação do vocabulário, do repertório linguístico e de expressões de sentimentos e emoções. 

“A qualidade e a variedade dos gêneros textuais selecionados pelas professoras enriquecem as atividades propostas e são elementos desencadeadores de muitas aprendizagens”, avalia a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Rosana Cairuga. Já a professora Marilene Costa ressalta que a literatura vertente da arte proporciona o desenvolvimento das linguagens expressivas da criança, como ao apreciar a sonoridade de um poema, brincar com as palavras ou, ao ouvir a voz da professora, descobrir diferentes tonalidades que vão do grave ao agudo, do fraco ao forte, compreendendo enredos divertidos de suspense, mistério e leveza somente pela entonação de voz e pelas diferentes modulações.

Neste momento de nossas vidas, em que notícias nem sempre boas invadem nossas casas por diversos meios, às vezes tornando o ambiente mais tenso e pesado, a literatura permite fazer o pensamento voar, através da imaginação e da fantasia, ajudando a pensar que estamos no meio de uma história e um final feliz ainda está por vir. “Precisamos seguir lendo para as crianças e deixá-las inventar muitas histórias. É um belo jeito de vivermos este tempo difícil!”, conclui Renata Prosdocimi, Psicóloga Escolar.