Ferramentas tecnológicas minimizam os impactos do isolamento social

Como vivemos um momento sem precedentes na contemporaneidade, devemos reinventar nossas práticas em todas as esferas da vida. No Colégio Santa Inês, buscamos reposicionar as ações de desenvolvimento das competências socioemocionais para que o trabalho que era realizado no ambiente presencial da escola possa ser estendido para o universo digital. É o caso do projeto “Living Together – de bem comigo, contigo e com o mundo” que, em 2019, esteve presente nas salas de aula do Ensino Fundamental II, inicialmente com intervenções chamadas de “Pocket reflections”.

Conforme explica a Coordenadora Pedagógica do segmento, Analice Vacaro, as “Pocket reflections” eram períodos nos quais os estudantes eram convidados a refletir sobre pautas atuais que despertassem o interesse. “Ao longo do ano, muitas ações aconteceram, sempre buscando desenvolver habilidades socioemocionais, como autocuidado, autoconhecimento e liderança”, diz Analice, ao ressaltar a importância da retomada desses momentos, agora no universo virtual. “Hoje, ao acompanharmos os comportamentos e os sentimentos gerados pelo enclausuramento da quarentena, entendemos que é imprescindível que o projeto também tenha seguimento. Mais do que nunca, nossos estudantes precisam ser acompanhados, ouvidos e estimulados a encontrarem novas soluções para as demandas emocionais e sociais que o momento exige”, complementa a Orientadora Educacional, Luciana Modica.

A estudante Giovanna de Lima, do 8º Ano, neste período de isolamento, tem aproveitado para explorar materiais de arte e fazer pinturas, além de curtir os shows de música junto com a família. Sobre a participação nos encontros online, destaca: “Me sinto tão bem depois de conversar com as pessoas, mesmo virtualmente.” Já Luiza Leite Bopp, do 6° Ano, acha muito legal a interação com todos nesse encontro. “Gostaria que todas as pessoas tivessem a mesma oportunidade. A melhor parte da quarentena, para mim, é almoçar com a família reunida. Quando voltarmos, quero abraçar meus colegas, amigos e professores e fazer um lanche coletivo no pátio da escola”, adianta.

Agora na versão online, com o auxílio das tecnologias digitais que nos aproximam, o projeto busca dar mais um passo. “Convidamos nossos jovens a partilharem sensações, anseios, medos e possibilidades que esse novo tempo nos oferece”, complementa Analice. Escuta, acolhimento das experiências e um convite para a reflexão sobre quais sinais iluminam nosso caminho durante o isolamento social. Além disso, que reencontros dão cor ao percurso? Ou ainda, quais conexões estão se (re)estabelecendo? O projeto "Living Together – de bem comigo, contigo e com o mundo” é uma iniciativa da Coordenação Pedagógica e da Orientação Educacional do Ensino Fundamental Anos Finais em parceria com a Pastoral Escolar e está com uma programação semanal online durante o período da quarentena.

Confira as fotos enviadas pelos estudantes.