Cultura que conecta: turmas do 9º ano viveram experiências marcantes em São Paulo - Colégio Santa Inês

Cultura que conecta: turmas do 9º ano viveram experiências marcantes em São Paulo

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Santa Inês participaram de uma enriquecedora viagem histórico-cultural pela cidade de São Paulo, proposta que integra um rico projeto interdisciplinar.

A atividade teve como principal objetivo oportunizar aos inesianos a vivência da diversidade cultural, ampliando o olhar sobre a história, a arte e os avanços científicos que moldam a realidade contemporânea. Ao longo da jornada, os estudantes foram convidados a relacionar o conhecimento adquirido em sala às experiências vividas nos espaços visitados, refletindo sobre situações-problema e elaborando ideias e propostas coerentes com o tempo e o espaço em que estão inseridos.

A partir da provocação “Estudar o passado é compreender o presente e vislumbrar o futuro”, o roteiro contou com visitas a importantes marcos culturais e históricos da capital paulista, como:

-MAC (Museu de Arte Contemporânea)

-MASP (Museu de Arte de São Paulo)

-Museu da Língua Portuguesa

-Centro Cultural Correios

-Theatro Municipal

-Mercado Municipal

-Vila Madalena – Beco do Batman e Choque Cultural

-Bairro da Liberdade

-Parque Ibirapuera

-Catedral da Sé

-Parque Trianon

-Solar da Marquesa de Santos

-Pátio do Colégio – Sítio Arqueológico

As turmas foram acompanhadas pelos educadores Carolina Viana da Silva, Débora Heineck, Taís Bisso, Uriel Kinskovski e Verônica Ezequiel.

Como culminância do projeto, os inesianos elaboraram um Diário de Bordo, registrando suas impressões, descobertas e reflexões a partir das experiências vividas. Essa produção final representa não apenas a síntese do aprendizado, mas também um exercício de expressão da autoria.

De acordo com a Psicóloga Escolar dos Anos Finais, Verônica Ezequiel, que acompanhou a viagem, “além dos aspectos acadêmicos, a viagem se revelou uma valiosa oportunidade de desenvolvimento socioemocional. A convivência fora do ambiente escolar favoreceu o exercício da autonomia, o estreitamento de vínculos entre os colegas e o fortalecimento do senso de responsabilidade coletiva. O contato direto com a arte também se destacou como um elemento protetivo à saúde emocional, possibilitando aos estudantes reconhecerem-se como parte de um coletivo.”

Mais do que uma viagem, essa experiência se configurou como um marcador de passagem: um momento simbólico que celebra o fim da etapa dos Anos Finais e abre caminho para novos desafios no Ensino Médio.

No Colégio Santa Inês, aprendizado se conecta nas experiências, nas curiosidades e nos encontros com o mundo.