Cyberbullying é tema de encontro no dia 05/09

O próximo Conversa em Família é voltado para os responsáveis dos jovens dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O encontro, que acontece no próximo dia 05 de setembro (segunda-feira), será realizado em parceria com o Laboratório Inteligência de Vida e traz para a pauta o Cyberbullying. O LIV, que é adotado no Colégio a partir do Ensino Fundamental Anos Iniciais, é um programa de educação socioemocional que ajuda estudantes a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades para a vida.

Na próxima semana, o tema do encontro com as famílias será “Cyberbullying: por que falar disso em família?”. “Compreender o papel da família no combate ao cyberbullying e na prevenção a toda forma de violência é uma necessidade concreta, cotidiana e permanente. Muitas vezes, os perigos de uma sociedade adoecida chegam em nossas casas, através das redes virtuais, como jogos on-line ou redes sociais”, alerta o psicólogo escolar do Colégio Santa Inês, Leonardo Garavelo, ao lembrar que precisamos aprender a mediar tais situações e ficar atentos aos conteúdos com os quais nossos jovens têm contato. “Não se trata de acabar com o uso de tecnologias, mas, sim, de desenvolver uma ética do cuidado e da amorosidade. Episódios de cyberbullying deixam marcas profundas na construção do psiquismo e no desenvolvimento socioemocional.”, complementa Garavelo, ao destacar que, neste contexto, família, escola e comunidade precisam estar de mãos dadas, promovendo a saúde e uma cultura de paz.

Luciana Modica, Orientadora Educacional do Ensino fundamental Anos Finais do Colégio, acrescenta, ainda, que "interações que, antes, aconteciam no ambiente da escola, hoje, ultrapassam os muros da instituição e, com o aumento significativo das interações virtuais, muitas vezes, os adolescentes, sem a mediação dos adultos, se atrapalham neste processo, principalmente por não terem, nesses espaços, as intervenções adequadas. Nesse sentido, o trabalho da escola precisa estar focado na compreensão do ciberbullyng e na prevenção desta ação virtual que interfere no cotidiano dos jovens, de modo a constituir um espaço de respeito às diferenças, real ou virtual, prevenindo, orientando e acolhendo todos os estudantes", conclui a educadora.

A programação, que contará com a participação da psicóloga Renata Ishida, será das 18h30min às 19h30min, no Auditório Madre Teresa do Colégio Santa Inês. O acesso das famílias poderá ser realizado pela portaria da Rua Barão do Amazonas, nº46.