Desejo de paz mobiliza Colégio para a produção de Tsurus de origami


Ao longo de todo o dia, os estudantes do Colégio estarão distribuindo os mais de mil Tsurus de origami produzidos voluntariamente pela comunidade Inesiana. A ação faz parte das comemorações promovidas pela escola para marcar o  Dia Internacional da Paz (21.09) – instituído em 1981 pela ONU (Organização das Nações Unidas). A atividade foi inspirada na Lenda dos Tsurus e na história da pequena Sadako, como forma de manifestar o desejo de Paz no Mundo.

Considerado sagrado, o Tsuru é uma das aves mais apreciadas na cultura asiática e já inspirou muitas lendas. Segundo a crença popular, esses pássaros podem viver 1000 anos e representam longevidade e juventude. Acredita-se que quem construir mil origamis de Tsurus terá seus pedidos atendidos pelos deuses. Uma crença que inspirou a história da pequena Sadako, vítima da bomba de Hiroshima que, ao descobrir que estava com leucemia, começou a produzir os origamis com o objetivo de alcançar a cura e a paz para toda a humanidade. A menina não resistiu à doença e morreu antes de dobrar todos os Tsurus, no entanto, seus amigos ajudaram a realizar o seu sonho. O gesto de Sadako segue sendo lembrado no “Monumento das Crianças à Paz”, também conhecido como “Torre dos Tsurus”, com uma estátua de bronze onde a menina segura um tsuru dourado.

Além dos mais de mil Tsurus já produzidos e que estão sendo distribuídos com a frase “Este é nosso grito, esta é nossa oração: Paz no Mundo!”, os estudantes do Colégio também entregarão, de maneira simbólica, Tsurus maiores aos representantes de outras escolas, como forma de mobilizar outros estudantes e disseminar a Paz. 

Comprometida com o desafio global da Paz entre os povos e integrante da Rede Shalom, a Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, da qual faz parte o Colégio Santa Inês, acredita que a paz se constrói no dia a dia, multiplicando-se ações de generosidade, solidariedade, acolhimento e respeito às diferenças, tolerância e empatia.

Confira no link a mensagem da Ir. Celassi Dalpiaz.

Clique no link para ver as fotos da ação.