Despedida com cor, poesia e consciência social

Estudantes do 3º ano pintam muro da escola sob o tema “Lentes Sociais”

Ano após ano, um dos muros do Colégio Santa Inês ganha novos traços e cores pelas mãos dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A ação, que acorre há mais de 15 anos, traz uma nova proposta a cada edição.

A pintura, no entanto, vai além de embelezar a parte externa da escola: o momento é um convite para transcender o óbvio – tanto para os estudantes quanto para quem passa pela rua Felizardo Furtado, onde o muro de 47 metros de extensão é renovado.

 

Novas roupagens: recriando sentidos

A atividade, já tradicional no colégio, provoca os estudantes a apurar o olhar sobre a temática escolhida, que, neste ano, ganhou o título “Lentes Sociais – releituras de obras audiovisuais”. Eles fizeram tintas e pincéis criarem novas roupagens para obras cinematográficas.

Muito além de exercitar dons artísticos, a ação é uma maneira de os estudantes do Terceirão se despedirem da escola de um jeito poético e também divertido. “Essa experiência é muito emocionante para quem está há tanto tempo na escola porque pintar o muro é uma forma linda de encerrar esse ciclo”, conta Rafaela Baques, que estuda no Santa Inês há 15 anos.

“Desde pequena sempre quis pintar o muro porque a gente via o pessoal mais velho pintando e, agora, que é a nossa vez, está sendo mágico”, conta Camila Espíndola, que estuda há 12 anos no colégio e faz parte da turma que escolheu estampar uma mistura entre a série “Only Murders in the Building" e o filme “DivertidaMente”.