Destaques no Santa Inês comprovam os benefícios pedagógicos da prática esportiva

Não é novidade que a prática de esportes traz incontáveis benefícios, mas o que muita gente não sabe é que ela contribui ativamente para os processos de aprendizagem, cognição e formação de memórias. Sabendo disso, é preciso abandonar a ideia de que o exercício físico no ambiente escolar é apenas um momento recreativo.

Os resultados podem ser percebidos em qualquer idade, mas têm ainda mais impacto em crianças ou adolescentes, pois influencia em sua formação e construção da personalidade. “O esporte tem o poder de transformar as pessoas por meio da socialização e integração presentes nas modalidades”, aponta o professor de Educação Física do Santa Inês, Vagner Rossoni.

Conforme ele, que acompanha diariamente a evolução dos alunos em movimento, os estudantes começam a compreender melhor sensações de vitória, felicidade, derrota e frustração, desenvolvendo capacidades internas como determinação, cooperação, empatia e respeito aos adversários.

O esporte como instrumento pedagógico

Na faixa etária escolar, os ganhos se multiplicam, pois a disciplina, a concentração e o equilíbrio emocional entram em campo sem negociação. “Os estudantes comprometidos com atividades esportivas apresentam, na maioria das vezes, um bom rendimento em sala de aula porque todo esse envolvimento tem reflexos não só físicos, mas psicológicos e cognitivos”, afirma Maria Waleska Cruz, coordenadora pedagógica geral do Colégio Santa Inês.

A explicação é simples. “No momento em que a criança ou o adolescente assume um compromisso que exige dedicação e foco, essa postura passa a influenciar suas ações diárias, criando um senso de responsabilidade, espírito de equipe e inteligência emocional que farão toda a diferença no hoje e no amanhã”, completa a coordenadora.

Além do bem-estar físico e mental, os reflexos positivos do esporte no desenvolvimento integral dos indivíduos aumentam ainda mais se estiver inserido em campeonatos, torneios e jogos de caráter competitivo. Neste contexto, os efeitos contrariam a mentalidade de que a geração atual não tende a se comprometer.

Isso porque, para ter sucesso nas competições, o atleta precisa reunir requisitos básicos – todos passíveis de serem conquistados com treinamento, preparo e persistência. Essas características, aliás, são fundamentais para formar um adulto motivado, resiliente e com capacidade de superar obstáculos comuns da vida.

 

Motivação que nasce na escola

A escola tem papel fundamental no incentivo a qualquer atividade que promova desenvolvimento, e é por isso que o Santa Inês tem um olhar atento às habilidades dos estudantes. Nas aulas de Educação Física, experimentamos diversos esportes com aulas de fundamentos técnicos, táticos e jogos em geral”, conta Vagner.

Em todo trimestre há um teste físico de força, agilidade e velocidade. “Dessa forma conseguimos identificar e encaminhar estudantes com potencial para praticar determinados esportes dentro ou fora da escola, podendo se tornar um futuro atleta”, explica o professor

Além da Educação Física, o colégio realiza jogos escolares e copas GESI (Grêmio Estudantil do Santa Inês), que são fundamentais na iniciação esportiva. “É importante que os estudantes sejam estimulados a praticar modalidades que realmente gostem, pois só assim conseguirão permanecer na atividade”, finaliza Vagner.

 

Confira alguns destaques do Colégio Santa Inês em diferentes modalidades esportivas:

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Cecília Anele | Esgrima – 3º ano

 

Ensino Fundamental Anos Finais

Carolina Moreira – Natação | 9º ano

Henrique Diaz – Natação | 8º ano

Valentina Grando Provenzano João de Deus – Natação | 6º ano

Vitor Pigozzi de Souza – Natação | 6º ano

 

Ensino Médio

Alexandre Zeve | Remo – 2º ano

Diogo Fernandez Soares | Natação – 2º ano

Vinícius Floriano | Futebol – 2º ano 

Eduardo Candia | Federado no Futebol – 2º ano