Dia Internacional do Viver Juntos em Paz
No dia 16 de maio, celebramos o Dia Internacional de viver juntos em Paz. Esse dia reforça a ideia de viver em harmonia e cooperação, respeitando as diferenças e reconhecendo a importância da diversidade. Esse dia destaca o desejo universal de construir um mundo mais justo e pacífico, onde todas as pessoas possam viver sem medo e em harmonia umas com as outras. A paz, nesse contexto, não é apenas uma aspiração individual, mas também um objetivo coletivo que requer a colaboração e o compromisso de todos.
Vamos juntos conviver em paz e reconhecer nossa humanidade comum, respeitar as diferenças e trabalhar para criar um mundo onde todos tenham a oportunidade de prosperar e viver com dignidade. Como podemos desafiar os nossos estudantes para viverem juntos e em paz? A gentileza pode nos ajudar muito na convivência e não é coisa de outro mundo. Nos sentimos mais pertencentes ao nosso espaço quando somos tratados com carinho e afeto. Educar para a sabedoria do amor e da gentileza é um diferencial que podemos ter ao nosso lado.
Marisa Monte cita obras do Profeta Gentileza em sua música:
“Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras e as palavras de gentileza
Por isso eu pergunto a você no mundo
Se é mais inteligente o livro ou a sabedoria
O mundo é uma escola
A vida é um circo
"Amor" palavra que liberta
Já dizia o profeta”.
Vivemos em um espaço diverso e, mesmo assim, somos uma unidade. Por vezes, as crenças e convicções nos afastam e criam dualidades como certo ou errado, do nosso lado ou do outro. No entanto, se os nossos encontros acontecerem pelo viés do que sentimos e somos, podemos respeitar e acolher o sentimento do outro.
Nós sentimos o amor através da gentileza, como um ato de serviço ou palavras de afirmação, e isso muda o nosso dia, nos aproxima e nos faz sentir pertencentes.
As letras e palavras de gentileza do profeta podem nos provocar a identificar as nossas ações e as ações ao nosso redor. A escola é um muro pintado, terreno fértil para o amor. Que tal, através do olhar do nosso carisma, incentivarmos a gentileza e vivermos juntos em paz?