Dia Nacional da Biblioteca

Lugar de imaginação, criatividade e formação de pensamento crítico, a Biblioteca é um espaço importantíssimo em uma escola. A inclusão cultural passa por esse lugar que pulsa e é vivo, mas que, neste momento, sente saudade.

O Dia da Biblioteca, comemorado em 9 de abril, é celebrado anualmente no Colégio Santa Inês, devido à sua importância didática e social. “A nossa biblioteca conta com espaços diversos, pensados especialmente para cada faixa etária, a fim de incentivar ainda mais o hábito e o prazer pela leitura nas crianças e nos jovens, além de ser suporte e fonte para os professores”, explica a diretora do Colégio, Ir. Celassi Dalpiaz.

A Biblioteca do Colégio Santa Inês possui um blog ativo que, durante a pandemia, teve o seu valor evidenciado. "O espaço da biblioteca existe desde antes de Cristo, mas, antigamente, não era um espaço democrático e hoje é, com acesso ao conhecimento e à cultura não só de forma física, como também digital", destaca Debora Zschornack, Bibliotecária do Colégio. No blog da Biblioteca, são indicados locais para acessar livros digitais gratuitos, assim como textos informativos e reflexões sobre o momento em que estamos vivendo.

Em quase 75 anos de existência da instituição, o hábito da leitura tem sido muito valorizado e se caracteriza através da biblioteca Sônia Haydê Randazzo, fundada em 2009, com uma área total de 450 m² reservada para livros de literatura, didáticos e especializados, bem como revistas, CDs e DVDs que complementam o aprendizado dos estudantes.

De acordo com a diretora do Colégio, esta preocupação com a leitura data desde 1949, com a "Biblioteca Infantil" do antigo Instituto Santa Inês. “Algum tempo depois, na década de 70, ela foi rebatizada para Biblioteca Rui Barbosa, e o espaço passou a receber também o público adolescente. Hoje, leva o nome da Irmã que atuou por cerca de 30 anos na direção do Colégio Santa Inês e é uma exímia leitora, além de ter recebido, em 2016, uma grande reforma, tornando-se um local diferenciado para receber leitores de todas as faixas etárias e pronto para acolher toda a comunidade”, explica.

Em meio à era tecnológica, a Biblioteca se faz valer de outro papel fundamental: o valor do livro físico, com seu valor histórico, da pausa das telas e, principalmente, da confiabilidade da informação.

 

Acesse o Tour Virtual e passeie pela biblioteca Sônia Haydê Randazzo:  http://bit.ly/32a70ki

Divirta-se com os conteúdos no blog da biblioteca: http://bit.ly/3s9FNsD