Dia Nacional do Livro Infantil: confira seis indicações de livros para crianças

“Leitura, antes de mais nada, é estímulo, é exemplo”, afirma a escritora de livros infantis Ruth Rocha, que já conquistou oito prêmios Jabuti, entre outros. 

Leitura é exemplo, inspiração e, sobretudo, uma extensão da escola na vida das crianças. Trata-se de uma ferramenta que possibilita o desenvolvimento de aprendizados e valores que ultrapassam os limites da sala de aula.  

No dia 18 de abril, é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil. Pensando nisso, o Colégio Santa Inês não poderia deixar de trazer algumas indicações de obras que prometem fazer sucesso com esse público.  

Não deixe de dar uma olhada nas recomendações propostas pelas Coordenadoras Pedagógicas Rosana Cairuga e Viviane Nectoux. Afinal, nada é melhor para incentivar o cultivo desse hábito tão significativo do que uma boa leitura! 
 

Confira abaixo: 

  • “Akili está feliz”, de Kiusam de Oliveira. 

  • “Da minha Janela”, de Otávio Júnior. 

  • “Jacaré, não!”, de Antonio Prata. 

  • “Este é o lobo”, de Alexandre Rompazzo.  

  • “Meu crespo é de rainha”, de Bell Hooks. 

  • “O monstro do Guaíba”, de Chris Dias. 
     

O poder da literatura 

Seja em casa, seja na escola, a literatura é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pedagógico e socioemocional, que deve ser inserida no cotidiano das crianças para além deste dia simbólico. 

A Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Rosana Cairuga, ressalta que cultivar a aproximação ao universo literário desde a infância é essencial não somente para o aprendizado, mas também, para a construção de uma memória afetiva significativa. 

“Uma literatura de qualidade consegue mobilizar em nós diferentes emoções, assim como pode contribuir para o desenvolvimento de várias competências e funções cognitivas. Mas, para além disto, a literatura tem um fim em si mesma, um valor grandioso de sensibilização para o belo, para a arte, para a imaginação e para a humanização”, destaca Rosana.  

Para a coordenadora, “na fase da Educação Infantil, ouvir histórias é fundamental. Quanto mais expostas a textos de qualidade, maior o repertório de linguagem, representação, inventividade e criatividade”. 

Paralelamente, para Viviane Nectoux, Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, “através da leitura, a criança descobre e amplia o mundo da imaginação, da fantasia e dos sonhos. Cada história ouvida ou lida oportuniza uma nova experiência.” 

“Os livros têm especial importância no processo de alfabetização e letramento, pois estimulam a imaginação, a concentração, o raciocínio e a ampliação do vocabulário. Por isso, é importante oferecer para as crianças textos que são próprios do universo infantil”, complementa a coordenadora. 

Viviane ainda enfatiza o papel dos diferentes gêneros literários no desenvolvimento de habilidades específicas. “Os textos poéticos, por exemplo, são importantes pela sonoridade e musicalidade do ritmo e da rima, oferecem uma experiência de fruição, facilitando, de forma lúdica, a compreensão da relação existente entre oralidade e escrita”, afirma.  

 
Saiba mais sobre a origem do Dia Nacional do Livro Infantil! 

A data, que visa fomentar a inserção do hábito da leitura na rotina dos pequenos, foi instituída como uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato. Nascido em 18 de abril de 1882, o autor é tido como o pioneiro da literatura infantil brasileira e da literatura paradidática, que mescla brincadeira, leitura e aprendizado.