Docência compartilhada nas atividades domiciliares
As professoras regentes, as teachers e os professores especializados continuam envolvidos no planejamento e no desenvolvimento de materiais pedagógicos, com vídeos, propostas de atividades postadas para os estudantes no Portal e encontros on-line. A intenção é manter um dos aspectos metodológicos fundamentais do Programa Bilíngue do Colégio: a docência compartilhada. Essa metodologia integradora entre os docentes que participam do Programa tem como principal objetivo a qualidade pedagógica daquilo que acreditamos como uma Educação Bilíngue dinâmica e plural.
O trabalho remoto tem conseguido aproximar e reunir ainda mais os profissionais envolvidos no Programa Bilíngue, possibilitando grandes trocas de saberes e sugestões de atividades integradoras para esse modelo de aprendizagem domiciliar, o que tem reverberado como elemento qualificador e facilitador no processo de aprendizagem dos estudantes. Os grupos de trabalhos e as reuniões da equipe docente e pedagógica, em plataformas on-lines, têm possibilitado ricas trocas acerca das possibilidades de materiais e ferramentas didáticas que facilitam o ensino e a aprendizagem dos estudantes.
Os encontros on-line também garantem o que acontece durante a rotina presencial dos estudantes no Programa, no que diz respeito ao compartilhamento de momentos de aprendizagens que envolvem as duas línguas: o português e o inglês. As propostas pedagógicas estão alicerçadas no desenvolvimento de competências e habilidades, com base em conteúdos específicos de cada ano de trabalho e em áreas de conhecimentos distintas, utilizando-se das línguas – portuguesa e inglesa – como instrumentalizadoras dessa aprendizagem significativa de conceitos.
Temos a forte intenção de fomentar nos professores que atuam no Programa o desenvolvimento de materiais que demonstrem o compartilhamento de saberes e as diversas formas de aprender sobre determinados assuntos. Essa metodologia possibilita trocas técnicas, nas quais cada docente pode contribuir, de acordo com sua área de atuação, tanto na compreensão dos fenômenos trabalhados quanto na construção de materiais ricos do ponto de vista pedagógico e colaborativo.
Abaixo, modelo de trabalho colaborativo desenvolvido nos Anos Iniciais:
Texto produzido pela Coordenadora Pedagógica Geral, Maria Waleska Cruz, pelo Coordenador do Programa Bilíngue, Eduardo Sampaio, e pela Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Viviane Nectoux.