Encontros ON-LINE: comunicação e aprendizagem
Promover o encontro dos professores com os estudantes, esclarecer dúvidas, conversar sobre a importância das propostas que estão sendo desenvolvidas nas Atividades Domiciliares, com orientações e incentivos, possibilitando a continuidade dos vínculos e a construção de novas aprendizagens: esses são alguns dos objetivos dos encontros virtuais que começaram nesta semana. Para os estudantes do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, os encontros on-line serão mais uma ferramenta para promover a interação e as aprendizagens, complementando o trabalho já desenvolvido através das atividades e das videoaulas postadas semanalmente no Portal GVCollege.
“Para organizar a plataforma e acompanhar os encontros on-line, contamos com a parceria e o suporte técnico da Coordenadora de TI do Colégio, Cristiane Pavan, das professoras de Tecnologias Educacionais, Márcia Dall'Agnese e Angela Lengler, além do professor e Coordenador de Ensino Bilíngue, Eduardo Sampaio”, ressalta a Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Viviane Nectoux, lembrando que, desde o início do isolamento, muitas estratégias estão sendo pensadas e adaptadas para garantir o andamento das atividades e o aprendizado dos estudantes, mesmo à distância.
“Assim como cada família precisou reorganizar seus dias, fazendo diferentes tentativas até encontrar a forma que melhor se encaixa na sua realidade, os professores também, desde as suas casas, se colocaram a trabalhar para pensar como poderiam propor aquilo que fazem tão bem dentro das salas de aula de uma forma nunca antes vivenciada”, analisa a coordenadora. Afinal, como ser professor sem poder sentir, observar, perceber seu estudante e suas manifestações? Como planejar uma aula e não conseguir vivenciar o impacto e o efeito dela no seu estudante? As trocas de mensagens e de e-mails entre crianças, famílias e professores possibilitam isso, em parte, mas, ainda assim, não em tempo real. É comunicação, mas não interação - elemento tão necessário para a prática do professor.
Esta nova etapa, com encontros virtuais e em tempo real, é um momento de maior proximidade e que contribui para a manutenção dos vínculos. “Para as crianças isso empolga, emociona e ativa memórias de um tempo de encontros tão importantes. Para os professores, então, nem se fala! É um reencontro com a razão de ser de sua escolha profissional, seus estudantes. É poder sentir e ver a emoção, o brilho no olhar, o sorriso que se abre, o olhinho que arregala, o rostinho de dúvida. Sem dúvida, inspira e anima cada educador a seguir pensando em como dar continuidade às atividades domiciliares”, destaca a psicóloga escolar, Renata Prosdocimi, lembrando que a iniciativa não tem o objetivo de reproduzir, através dos eletrônicos, o que se faria na escola, até porque seria impossível, mas, sim, tem a intenção de promover um encontro entre professores e estudantes da melhor forma que se pode fazer neste momento.
Já a Orientadora Educacional, Laura Bagatini, explica que os encontros foram marcados por dinâmicas de interação, hora do conto, apresentação de trabalhos, revisão das atividades desenvolvidas, combinações e muito afeto. “Além de ser um momento para matar a saudade dos colegas e professores, é mais uma estratégia que tem como objetivo garantir a intervenção da professora, abordagem indispensável no processo de aprendizagem”, conclui Laura.