Ensino Bilíngue favorece o aprendizado de crianças em fase de alfabetização
A infância tem sido apontada como a melhor fase da vida para a aquisição de um ou mais idiomas. Por esse motivo, o Colégio Santa Inês vem trabalhando o projeto bilíngue como um dos diferenciais pedagógicos da instituição. “A partir da implantação da educação bilíngue no Colégio Santa Inês, foi possível perceber um enriquecimento e uma evolução da capacidade linguística das crianças, tanto na oralidade como na escrita”, explica Maria Waleska Cruz, coordenadora pedagógica geral do Colégio.
Entre as características da abordagem bilíngue no colégio que, em 2018, irá do Nível 3 da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental, está a docência compartilhada, que se concretiza com a participação de duas professoras em sala de aula, a de inglês e a titular da turma, trabalhando simultaneamente. “Essa interação pedagógica favorece tanto o bilinguismo como a alfabetização e contribui para a fluidez do raciocínio, favorece as inferências de pensamento e as relações interpessoais”, destaca Maria Waleska.
Outro diferencial do projeto da escola, cuja metodologia é própria, está na disposição física das salas de aula e no ambiente organizado em áreas temáticas, que potencializam a compreensão e o aprendizado, além de aspectos cognitivos, como a interação e a ludicidade. “Nesse processo, os ambientes, devidamente estruturados, funcionam como facilitadores da aprendizagem, como um todo”, destaca a coordenadora, ressaltando que o trabalho docente acontece de forma simultanea, desde o planejamento até a mediação com as crianças.
Saiba mais sobre o Projeto Bilíngue nos links::