Ensino Médio se prepara para todos os cenários possíveis

O mês de maio apresentou um dos maiores desafios para todos que compõem nossa comunidade de aprendizagem: avaliar à distância. Estamos em isolamento social, realizando desenvolvimento de saberes, avaliações diagnósticas e preparatórias para o ENEM de dentro de nossas casas. Nestas últimas duas semanas, enquanto as definições sobre as datas do exame se consolidam, os estudantes do Ensino Médio estão participando do Simulado Somos Digital e irão realizar avaliações trimestrais por área de conhecimento. As avaliações serão aplicadas pela plataforma virtual utilizada pela escola. Em quatro dias alternados de provas, os estudantes têm o desafio de responder as avaliações de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática.

Desde o encerramento das atividades presenciais, cada normativa publicada foi reconduzindo as ações da escola e, com muito diálogo e acolhimento, nós estamos dando continuidade ao nosso plano pedagógico. O estágio atual, de avaliações trimestrais, foi pensado para compor a melhor preparação dos nossos estudantes dentro desse cenário impensável de pandemia. Diante das incertezas, o acolhimento foi encontrado na comunicação próxima e contínua com famílias e estudantes. Assim, foram realizadas diversas ações para promover a organização da rotina de estudos e o desenvolvimento de cada estudante: atividades semanais, videoaulas, vídeos informativos, fóruns de esclarecimentos de dúvidas, aulas on-line, chats diretos com professores e reuniões coletivas com os responsáveis pelos estudantes. Também estão sendo realizadas reuniões individuais com o psicólogo, a equipe técnica, as pedagogas, os professores regentes e a coordenadora pedagógica do segmento. No próximo dia 2 de junho, já agendamos uma palestra on-line com a professora de Psicologia da ESPM, Ana Cláudia Fleck. Desse modo, entendemos que o Ensino Médio do Colégio consolida o seu ensino híbrido e a sua capacidade de agregar as habilidades cognitivas às habilidades socioemocionais.

Já observamos que algumas universidades e o próprio ENEM projetam exames com edições on-line. Seguimos acompanhando os cenários com uma única certeza, a de que estamos juntos! Convidamos todas as famílias para que continuem em contato conosco. Cada passo é desenhado por todos nós! Nesse período de isolamento, nossa comunidade de aprendizagem somou todos os esforços: educadores, gestores, famílias e estudantes.