Ensino Médio tem novo modelo curricular a partir de 2021

A passagem do 9º Ano do Ensino fundamental para o Ensino Médio é uma fase especial, que exige manutenção da atenção e do acompanhamento feitos até o momento. Nossos jovens estão encerrando um ciclo de muitas aprendizagens e muito crescimento para darem início a novas experiências escolares que exigem maior autonomia. Em 2021, os estudantes que ingressarem no Ensino Médio do Colégio Santa Inês irão encontrar um segmento de cara nova, com currículo diferenciado e inovador. “Seguindo as diretrizes propostas pelo MEC, o Colégio Santa Inês lança seu Novo Ensino Médio a partir de 2021, com uma proposta inovadora e ligada aos desafios da contemporaneidade. Vamos construir com cada um a sua biografia, a fim de atingirmos os seus propósitos de vida”, destaca Fabiana Pires, Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, ao ressaltar que, a partir do próximo ano letivo, o Ensino Médio do Santa Inês passa ter um novo Modelo Curricular, Flexível e Diversificado, baseado em competências e habilidades das diferentes áreas do conhecimento.

Serão três anos de Ensino Híbrido, novas estruturas curriculares, metodologias diversas e alta qualidade pedagógica, tudo com o objetivo de proporcionar formação integral aos nossos estudantes. Na Base Comum (1800 horas), os estudantes terão os seguintes Componentes Curriculares: Língua Portuguesa, Língua Portuguesa – Redação, Educação Física, Literatura, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Arte, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Biologia, Física e Química. Já na Base Diversificada, os estudantes inesianos terão assegurados seis eixos estruturantes, dos quais quatro estabelecidos pela BNCC e dois definidos pela equipe pedagógica do Colégio juntamente com a Rede IENS, da qual o Santa Inês faz parte. Serão realizadas matrículas por turma, componente ou grupo de estudos: Protagonismo e Projeto de Vida, Investigação Científica, Processos Criativos, Empreendedorismo, Mediação e Intervenção Sociocultural e Trilhas de Aprofundamento. Ao longo do ano letivo, serão mais de 2040 horas de atividades na Base Diversificada.
Fabiana complementa que a presença dos itinerários formativos tem como finalidade estratégica flexibilizar a organização curricular do Ensino Médio. “A intenção é aproximar os conhecimentos à multiplicidade de interesses e necessidades dos jovens, em consonância com a realidade local, nacional e internacional da contemporaneidade”, conclui.