Ensino para Compreensão: oficina esteve entre os destaques da Jornada Pedagógica
As aulas recomeçaram hoje, para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Mas, antes disso, já estávamos a todo vapor com o planejamento e a formação continuada dos professores: tudo para que tenhamos um ano letivo incrível!
De 14 a 18 de fevereiro, professores, coordenadores, orientadores e equipe diretiva estiveram desenvolvendo habilidades e técnicas para aprimorar os processos educativos. Foi o que aconteceu durante a oficina do Projeto Ensino para a Compreensão. De acordo com a Coordenadora Geral Pedagógica do Colégio, Maria Waleska Cruz, o estudo do tema surgiu a partir do desejo dos professores de contribuir para o aprimoramento desta habilidade nos estudantes. “A compreensão é uma habilidade elementar, básica. Sem ela, não se consegue avançar no processo de aprendizagem”, avalia a educadora, lembrando que, para compreender, precisamos desenvolver um mapa mental que inclui observar, relatar, escutar e estabelecer conexões, entre outras habilidades.
Ao longo da última semana, a equipe desenvolveu um trabalho teórico-prático que envolveu esse e outros assuntos importantes para a comunidade escolar. “O trabalho possibilitou uma maior inserção dos professores no processo de aprender dos estudantes”, complementou Waleska ao ressaltar, ainda, que os profissionais também tiveram acesso a um panorama concreto do processo de formação integral na escola e dos diferenciais de cada Nível de Ensino. “Tivemos uma Jornada Pedagógica diferenciada”, comemorou.