Entra em cartaz mais uma edição da Gincana Cultural do Colégio Santa Inês

O Colégio Santa Inês, desde 2007, promove uma atividade cultural em formato de Gincana, que, a cada ano, é adaptada conforme situações contextuais. Acreditamos que, dessa maneira, seja possível integrar as diversas formas de aprender, tendo presente as Múltiplas Inteligências e também a integração das diferentes áreas do conhecimento de forma ativa e interativa. O objetivo é de que o estudante experimente inúmeras possibilidades de aprender, além de perceber que o conhecimento acontece de forma interdisciplinar. “Nosso objetivo não é a vitória de uma equipe, mas a integração, a participação e o aprendizado de todos”, destaca o professor e integrante da comissão organizadora da atividade, Leonardo De Boita, ao lembrar que a gincana envolve estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Confira, a seguir, as normas gerais da 16ª Gincana Cultural do Ensino Médio do Colégio Santa Inês:  


a. A Gincana Cultural ocorrerá no dia 11 de outubro de 2022 (terça-feira), e o tema escolhido para este ano foi “Gêneros de Filmes”. As equipes serão organizadas por gêneros cinematográficos, os quais foram escolhidos pela comissão, como segue: a) romance; b) comédia; c) ação, aventura e policial; d) épico e histórico; e) drama; f) terror e suspense; g) documentário; h) ficção científica; i) animação; e j) faroeste. As equipes poderão utilizar filmes de quaisquer nacionalidades e épocas. Nenhuma das equipes poderá representar ou utilizar (em qualquer momento da Gincana) filmes acima do critério de classificação etária indicativa. Sendo assim, não poderão ser utilizados pelas equipes, durante a Gincana, filmes cuja classificação indicativa seja de 16 anos ou superior. Caso ocorra o uso de séries não autorizadas pela comissão, haverá descontos de acordo com o item “m”.

b. A data da gincana online, quando ocorrerão os “desafios noturnos”, é dia 07/10/2022, a partir das 23h59, com duração até às 5h do dia 08/10/2022. O endereço eletrônico, no qual serão divulgados os desafios, será anunciado dias antes da gincana.
I. Não há regra para o agrupamento dos estudantes em uma residência. Ao contrário, orientamos que os estudantes possam estar em suas casas ou em pequenos grupos, acompanhados de responsáveis para a realização dos desafios.
II. Os professores que auxiliam as equipes são escolhidos pelos seus integrantes e não poderão participar dos agrupamentos nas casas dos estudantes, havendo a necessidade da presença de outros adultos responsáveis.

c. Uniforme das equipes.

I. Se toda a equipe estiver devidamente uniformizada (com a camiseta da equipe), receberá 2000 pontos. Caso um ou mais membros da equipe estejam sem uniformes, a equipe perderá 1000 pontos.

II. Professores fiscais se encarregarão de realizar a conferência dos uniformes de cada equipe.

III. Para a camiseta valer como peça de uniforme no decorrer do ano, deverá conter o logotipo principal da escola na parte superior da frente (conforme será disponibilizado em drive, através de QR Code na página final das normas). A marca deve ser utilizada em sua versão principal, e as cores devem variar de acordo com a aplicação. Se o fundo for branco, pode ser utilizada a versão colorida, mas, em fundos com cores diferentes, deve ser considerado a aplicação de acordo com o guia, podendo ser utilizado, todo azul, todo preto ou todo branco.

IV. Antes da confecção das camisetas, cada equipe deverá fornecer à comissão da gincana o modelo (desenho/arte) para ser avaliado. As camisetas não podem fazer apologia a bebidas alcoólicas, fumo, drogas ilícitas, armas ou violência.


d. Prova da melhor torcida.

I. Esta prova terá duração mínima de 1 minuto e máxima de 2 minutos. Cada equipe deverá mostrar por que se considera a melhor no quesito torcida, utilizando toda a sua criatividade, entoando gritos de paz e realizando coreografias.

II. Esta prova terá o valor de 5000 pontos e ocorrerá no dia da Gincana Diurna.

III. São critérios de avaliação: alegorias e adereços, entusiasmo, organização e postura.

IV. Não serão permitidos sinalizadores nem bombinhas, rojões ou assemelhados. Os gritos de paz não poderão conter insultos, palavrões ou mensagem com a intenção de manchar a imagem da escola ou de outras equipes. O descumprimento desta regra implicará em perda de pontos.

e. Prova do prato decorado.

I. Cada equipe deverá apresentar um prato (doce ou salgado) decorado que represente o tema da equipe e entregá-lo à comissão no dia da Gincana Diurna, em horário a ser definido, indicando em que filme esse prato aparece.


II. Valor da prova: 5000 pontos, sendo os critérios de avaliação: o sabor, a apresentação, a temperatura, o aroma e o vínculo com o filme (justificativa da escolha do prato).


f. Prova do traje.

I. Dois membros de cada equipe deverão desfilar devida e adequadamente trajados de forma que representem personagens de um filme no dia da Gincana Diurna. As fantasias deverão ser apresentadas indicado a que filme pertencem.

II. Valor da prova 5000 pontos, 2500 pelo figurino e 2500 pela apresentação.


g. Prova da encenação.

I. Durante a Gincana Diurna, a equipe deverá interpretar uma cena que apareça em um filme escolhido pela equipe.

II. Deverá ter uma duração mínima e rigorosa de dois (2) minutos, sendo de quatro (4) minutos no máximo.

III. Valor da prova: 10000 pontos.

IV. Critérios de avaliação: escolha da cena e coerência com o tema da equipe (2500 pontos), figurino adequado (2500 pontos), linguagem utilizada (2500) e desempenho dos participantes (2500 pontos).


h. Quartel General (QG).

I. O QG de cada equipe será avaliado de acordo com os seguintes critérios: a) decoração (2000 pontos); b) organização (2000 pontos); c) limpeza (2000 pontos); d) criatividade (2000 pontos); e e) apresentação criativa do QG (2000).

II. Antes do encerramento da gincana, as salas de aula deverão estar devidamente limpas, e as classes e cadeiras organizadas. O não cumprimento deste item acarretará em desconto de 10000 pontos.

III. As salas somente poderão ser decoradas no dia da Gincana Diurna, não havendo exceções.

IV. As turmas que, hoje, estão alocadas no prédio 14 serão realocadas em salas a serem divulgadas dias antes do início da Gincana, conforme sorteio prévio.


i. Não deverão ser consideradas informações que não sejam fornecidas pela comissão organizadora da 16ª Gincana Cultural do Ensino Médio do Colégio Santa Inês.


j. No decorrer da gincana, os alunos estão sob a vigência das normas de convivência do colégio e dos compromissos de cidadania dos educandos (conforme Regimento Escolar), os quais estão assinalados na agenda escolar.

I. A ocorrência de ações que impliquem em desqualificação ou afrontas, como bullying, cyberbullying ofensas ou provocações entre as equipes ou seus integrantes, presencialmente ou de forma online, acarretará em descontos ou, até mesmo, a desclassificação de toda a equipe, conforme deliberação da Comissão Organizadora.

II. Após o término da Gincana, a equipe vencedora deverá demonstrar atitude desportista adequada, comemorando sem depreciar ou desqualificar qualquer outra equipe, sob risco de perda do título. Passando o título, automaticamente, para a próxima equipe que maior pontuação obteve. A comissão organizadora fica responsável por avaliar se as atitudes são desportivas ou não, sendo que sua decisão é soberana.


k. As cartas para apresentação da gincana podem ser usadas para fins de requisição de apoio para as equipes e devem ser solicitadas e retiradas na secretaria da escola.


l. Os professores não poderão disponibilizar seus períodos para apoiar quaisquer equipes da Gincana. Caso seja comprovada essa atividade, a equipe perderá pontos de acordo com o item “m”. Em caso de reincidência, duplica-se o valor descontado.

I. De acordo com a percepção de necessidade e organização dos professores regentes/mentores, estes podem utilizar os períodos de mentoria e REA, somente, para auxiliar as equipes a se organizarem.


m. Informações complementares.

I. Caso exista a necessidade de alguma outra informação extra, a comissão organizadora entrará em contato com as turmas através de um documento oficial como este até um dia antes da Gincana.

II. No decorrer da Gincana, nos casos de irregularidades, as equipes poderão ser punidas com a perda de 5000 pontos para cada irregularidade. Configuram irregularidades: uso inadequado de instrumentos ou em horário não permitido, entrada sem autorização na sala da comissão organizadora, postura agressiva ou antidesportiva para com professores, funcionários e/ou colegas da escola, acesso à internet fora do QG da equipe, assim como outras possíveis irregularidades avaliadas pela comissão organizadora da Gincana.

III. As equipes poderão fazer denúncias de irregularidades através de comunicado por escrito e assinado pelo líder da equipe. Caberá à comissão analisar a denúncia, investigar e, se necessário, tomar as medidas cabíveis à equipe denunciada.

IV. Em caso de deliberação sobre acontecimentos que não estejam amparados neste documento, caberá à Comissão Organizadora se posicionar. Sua decisão será soberana.

V. Compõem a comissão organizadora:


1. Direção


a. Ir. Celassi Dalpiaz


2. Coordenação e Orientação

a. Waleska Cruz

b. Fabiana Pires

c. Analice Vacaro

d. Leonardo Garavelo

e. Luciana Modica


3. Representantes dos Professores

a. Marcos Tonial (História e Sociologia)

b. Leonardo De Boita (Química)

c. Vinícius Rodrigues (Literatura)

d. Celso Vieira (Educação Física