Equipe inesiana é premiada no 15º Festival Marista de Robótica

Nos dias 09 e 10 de novembro, a equipe Galilegos – composta por estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais – participou do Desafio de Robôs do 15° Festival Marista de Robótica. Realizada no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a iniciativa teve como tema "H2O: Essência da Vida". Ao final da competição, o time inesiano ainda foi contemplado com dois prêmios.

Formado por estudantes do extraclasse, o grupo competiu no “Desafio de Robôs”, com trabalhos de pesquisa e engenharia envolvendo quatro missões especiais: Aliança, Nadador, EcoGuardian e Reparo nas Profundezas. Para isso, durante três meses, os participantes pesquisaram, construíram e programaram robôs capazes de realizar as missões com autonomia.

Prezando pelo compromisso com a sustentabilidade e preservação ambiental, os estudantes vivenciaram experiências significativas de aprendizado, exercitaram a criatividade e elaboraram soluções inovadoras para os desafios propostos. Após competirem com 50 equipes na categoria iniciante, a Galilegos foi agraciada com duas premiações: Prêmio Pesquisa e Prêmio Aliança Robô e Drones.

Conheça os integrantes da Galilegos 2023:

  • Bento Dockorn Kinn Goulart, da turma 44;
  • Davi Di Domenico Colpo, da turma 74;
  • Eduardo de Quadros Ferraz, da turma 44;
  • Gabriel da Silva Stumvoll, da turma 72;
  • Henrique e Silva Fontoura, turma 72;
  • Ivan Herlinger, da turma 41;
  • João Pedro Aguiar, da turma 42;
  • Lara Rodrigues Sant’Ana, da turma 44;
  • Lorenzo de Carvalho Borba, da turma 74;
  • Luiz Nunes Camey, da turma 72;
  • Vicente Danni Stein e Silva, da turma 41.

A preparação e a participação no evento foram orientadas pelo professor Lucas Martins, juntamente com o apoio da equipe de educadores envolvidos com Robótica Educacional na escola - Angela Lengler, Marcia Dall'Agnese e Vicente Barcellos.

Inovação e criatividade em pauta

Além de fomentar o trabalho em equipe, a participação no evento promoveu o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao pensamento crítico e ao uso de novas tecnologias. Por meio dos aprendizados proporcionados pela robótica educativa e pelo pensamento computacional, os participantes se dedicaram à construção de ideias inovadoras e criativas.

Para a professora Angela Lengler, o Desafio de Robôs se expande para muito além de seu caráter competitivo. “É muito mais do que uma simples competição, é uma forma dos estudantes buscarem soluções, aplicando habilidades e conhecimentos. Cada um teve um papel importante no processo de construção e programação dos robôs”, afirma.

O professor Lucas Martins, por sua vez, destaca o papel do festival para a formação das crianças e dos jovens inesianos. "Os estudantes tiveram a experiência de participar de um grande evento de 2 mil pessoas de diversos lugares do Brasil e da América Latina. Interagiram com estudantes de diversas escolas e vivenciaram, na prática, a importância do trabalho em equipe e do pensamento crítico para buscarem, juntos, soluções para os diversos desafios que enfrentaram durante o evento”, ressalta.

“Foi uma oportunidade singular, que os instigou a utilizar a tecnologia para construir solução criativas e inovadoras dentro dos 4 cenários apresentados aos estudantes no Desafio de Robôs 2023 durante o evento”, declara o professor.