Equipes do Santa Inês recebem treinamento de Primeiros Socorros
Cair, tropeçar, machucar-se... Esses são acidentes que fazem parte da vida de qualquer criança, mas é fundamental saber diferenciar um episódio comum de um incidente que exige providências rápidas.
Afinal, o que fazer quando uma criança se engasga? Como agir caso ela se machuque? Quais as precauções quando ela apresenta alguma alergia? E se ela tiver reações a uma picada de inseto, por exemplo? Preocupações como essas são naturais quando a família confia os cuidados dos seus filhos à escola, especialmente na primeira infância.
“O grande desafio é que as crianças, quando menores, não falam claramente o que estão sentindo, por isso cabe a nós percebermos o que está acontecendo com elas, qual a urgência e como agir em cada caso”, explica a diretora do Colégio Santa Inês, Irmã Celassi Dalpiaz.
Pensando nisso, a escola promoveu mais um treinamento de Primeiros Socorros para as equipes da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Educação Física, dos monitores de pátio e da portaria, totalizando 62 pessoas.
Conduzida pela Transul – empresa que atende a escola em emergências –, a capacitação abordou indicações e procedimentos para cada circunstância, além da prática de técnicas como massagem cardíaca.
“Não podemos supor o que deve ser feito em cada situação. Precisamos ter domínio sobre as orientações de saúde e reciclar esses conhecimentos de tempos em tempos”, garante a gestora.
Para auxiliar professores e colaboradores na segurança dos estudantes, é imprescindível que os pais informem a escola qualquer condição de saúde específica de seu filho ou sua filha, assim como as orientações médicas nesses quadros.