Escorpião-amarelo volta a aparecer na capital
O escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) voltou a aparecer em Porto Alegre. Apesar de pequeno, este aracnídeo pode causar acidentes graves e levar à morte. Em caso de picada do escorpião, a orientação é lavar o local com água e sabão e procurar atendimento imediato no Hospital de Pronto Socorro. Ao se deparar com o escorpião, evite contato e ligue para o telefone 156, informando o endereço.
Normalmente ele é encontrado em locais frescos e escuros, como frestas de parede, pedaços de madeira, restos de materiais de construção, entulhos, tijolos e caliça empilhados. Sapatos, roupas, camas e travesseiros também são locais com os quais se deve ter cuidado.
Manter limpas as áreas externas e internas das residências, livres de lixo e entulhos, limpar os terrenos e eliminar baratas (principal alimento do escorpião) são alguns cuidados importantes para que se evite o aparecimento do escorpião e ou sua proliferação.
Curiosidade: uma forma de verificar a existência de escorpião em casa ou em outros espaços é utilizar luz ultravioleta (UV), conhecida como luz negra. Não importa se, à luz do dia, os animais são amarelos, translúcidos ou pretos. Sob luz negra, eles brilham com uma tonalidade fluorescente que permite identificá-lo.