Espaço de conexão e de escuta: encontro com as famílias
Desde o início do afastamento social, além da preocupação com a manutenção das atividades, a equipe pedagógica vem buscando novas formas de estar disponível para auxiliar as famílias neste momento. “Em nossa prática, estamos acostumados às conversas diárias, às trocas de olhares e às reuniões, também, com os adultos. A escuta ativa do que as famílias têm para nos dizer é um pilar importante do trabalho com a primeira infância”, explica a psicóloga escolar, Renata Prosdocimi, lembrando que os adultos que estabelecem uma boa troca e uma conexão efetiva favorecem o bem-estar das crianças.
E, para estar ao lado das famílias neste período, iniciamos, na última semana, os encontros virtuais entre a equipe pedagógica do segmento e os responsáveis pelas crianças da Classe Bebê e dos Níveis 1 e 2. “Mais do que nunca, é importante manter esse diálogo, oferecer escuta, apoio e orientação. Queremos saber das crianças. Queremos saber das famílias. Queremos estar próximos, do jeito que é possível no momento”, complementa Renata, lembrando que os encontros acontecem através da plataforma Zoom Meeting Cloud e que os próximos serão com as famílias dos Níveis 3 e 4. Para a mãe da pequena Mariana, do N2A, Paula Pinhal de Carlos, o acolhimento e o diálogo são as diretrizes que orientam, essenciais em um momento como o que estamos vivendo. “Achei a iniciativa ótima! Penso que a escola, com iniciativas como estas, se destaca, na medida em que não impõe às mães e aos pais da Educação Infantil a realização de atividades com as crianças, ofertando-as, apenas, como um repertório de brincadeiras para as famílias e estimulando o desenvolvimento infantil. Considero importante a iniciativa de concentrar esforços nos encontros virtuais com as professoras, para que as crianças não percam o contato com elas e entre si, mas também, dentro de critérios de razoabilidade, com a realização de somente um encontro semanal”, avalia Paula. Além disso, ela igualmente lembrou que o auxílio às famílias para lidar com as angústias da convivência, da ausência ou minimização do contato com o mundo exterior, nesse espaço de escuta - o encontro virtual com a coordenação e a psicóloga- assim como a rapidez da equipe ao responder mensagens, sugestões e dúvidas enviadas também são muito importantes. “O momento é muito difícil para todas as famílias. Todos nós fomos pegos de sobressalto com a pandemia, tendo que reestruturar nossas vidas em pouco tempo e fico feliz de contar com o apoio da escola neste momento”, ressalta Paula.
Para Renata, a conexão entre as famílias e a escola é fundamental para auxiliar as crianças a passarem por este momento de isolamento social. “Sabemos que as famílias estão se reinventando lindamente nesse momento, buscando alternativas e soluções dentro de suas possibilidades e visando ao melhor para todos. Muitas crianças estão ficando bem, com auxílio de seus familiares que são incansáveis e não medem esforços para oferecer um ambiente facilitador para que os pequenos sigam se desenvolvendo em meio à pandemia. Queremos poder acompanhar, ajudar e apoiar no que for possível”, conclui a psicóloga.