Estudantes comemoram resultados e aprendizados obtidos em Londres

Depois de 15 dias em Londres, a Equipe inesiana retornou entre as melhores do British English Olympics (BEO): competição que reuniu representantes de 35 países. O grupo, formado por 12 estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, chegou à final da olimpíada e ficou em 7º lugar na classificação geral. “Entre tantas vivências importantes nessa experiência única, os estudantes desenvolveram autonomia, capacidade de organização pessoal e exercitaram o trabalho em equipe, uma habilidade essencial nos dias atuais”, destacou a Irmã Celassi Dalpiaz, diretora do Colégio.

Na primeira etapa do BEO World, as escolas foram divididas em quatro grupos: East A, East B, West A e West B. O Colégio Santa Inês ficou no Grupo East A, com outras sete escolas de diversos países, entre os quais estavam Colômbia, México, Equador, Costa Rica e Turquia. Já nos primeiros dias, os estudantes enfrentaram diferentes provas, como Country Spotlight, BEO Investigation, Song Contest, Drama, Debate, Mytery Challenge e Improvisation.

Para a Semifinal, passaram quatro colégios de cada grupo, formando duas chaves, Grupo 1 e 2. O time inesiano ficou no Grupo 2, juntamente com escolas de Venezuela, Peru e Chile. Na semifinal, os estudantes enfrentaram um Desafio Misterioso, com apenas 45 minutos de preparação, e realizaram uma nova apresentação do Country Spotlight.

Para a grande final, foram classificadas oito escolas, um total de quatro de cada grupo. Nesta etapa, os estudantes receberam um novo Mystery Challenge. Desta vez, a tarefa chegou durante à noite e o grupo realizou a apresentação na manhã seguinte. Na sexta-feira (12/08), às 9h da manhã de Londres, os estudantes realizaram um talk, tendo a adolescência como temática. “Eles deveriam desenvolver uma apresentação abordando cinco mitos da adolescência entregues pela organização da competição, com contrapontos sobre a verdade dos próprios estudantes sobre essa etapa da vida”, explica a professora Iasmine Lopes, que acompanhou os estudantes que chegaram em Porto Alegre na última segunda-feira (15/08).

A competição, promovida pela BEO World e pelo Oxford International Education Group, envolveu conhecimentos que vão além dos escolares. Em Londres, os estudantes estão desenvolvendo tanto habilidades acadêmicas como socioemocionais, tudo com respeito à interculturalidade. Sem dúvida, independentemente do resultado final, o aprendizado é incontestável!