Estudantes da atualidade: desafios e possibilidades
Neste ano, o Dia do Estudante foi lembrado e comemorado por toda comunidade escolar, mas de uma forma diferente da que estávamos acostumados. Um vídeo divulgado nas redes sociais foi feito pelos professores do Colégio Santa Inês, homenageando os estudantes. Além disso, os estudantes do 6º e do 7º Ano participaram de mais uma edição on-line do projeto de convivência escolar Living Together – de bem comigo, contigo e com o mundo. Desta vez, a atividade ocorreu no turno regular, com a presença dos professores regentes. O momento foi dinamizado pela Orientadora Educacional do Ensino Fundamental Anos Finais, Luciana Modica, e pelo Coordenador da Pastoral Educacional, Josimar Philippsen. “O espaço oportunizado pelo Living Together se caracteriza pela escuta, pela partilha e pelo acolhimento. É sempre um momento muito especial para darmos continuidade ao desenvolvimento das competências socioemocionais”, explica Luciana.
Nesta edição, os estudantes foram convidados a refletir sobre os desafios de ser estudante nos tempos atuais. Além disso, tiveram a oportunidade de dividir aprendizagens que estão sendo construídas neste período de realidade tão adversa. “Muitos manifestaram a alegria de estarem observando o desenvolvimento de novas habilidades durante os Estudos Domiciliares. Destacaram, ainda, o quanto estão conseguindo crescer em autonomia e organização”, complementa Josimar.
Para alguns estudantes, os primeiros passos foram desafiadores, especialmente para os jovens que ingressaram no 6º ano. “Uma nova etapa escolar oferece muitas mudanças e extraordinárias oportunidades de progresso. Nossos estudantes aprenderam a lidar com muitas novidades ao mesmo tempo, como a nova divisão do tempo que organiza o turno da manhã em períodos e a composição curricular organizada por disciplinas”, avalia a Orientadora Educacional.
Para dar conta de tantas mudanças e adaptações, cada jovem estudante precisou mobilizar habilidades internas para encarar os intensos desafios. A comunicação passou a acontecer por meio de novas ferramentas. Foi necessária muita criatividade para seguir a rotina de estudos dentro de um novo formato, além de perseverança para alcançar metas como aprender e continuar seguindo a trajetória escolar com sucesso e de forma saudável – estes são alguns exemplos que foram citados no espaço carinhosamente apelidado de “escutatória”. “Perceber o protagonismo dos nossos estudantes ao relatarem, espontaneamente, suas vivências, suas percepções sobre a vida e o momento que fomos convocados a experimentar é sempre muito gratificante”, comemora Luciana.
Desenvolver habilidades socioemocionais na escola, em torno de atmosferas como o Living Together, propicia lampejos de algumas das belezas motivadas pelas emoções. O projeto reforça a certeza de que não há ação humana sem uma emoção que a estabeleça como tal e a torne possível como ato. Ao considerarmos nossos estudantes em sua inteireza humana, na qual pensamentos, emoções e sentimentos estão em contínuo diálogo, contribuímos para a evolução da consciência. As ações do projeto Living Together terão continuidade nas turmas de 8º e 9º Ano, no próximo dia 28 de agosto, nos períodos de Relações Escolares e Autonomia.