Estudantes debatem sobre o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula

Foram meses de preparo para o debate do British English Olympic (BEO), que, este ano, teve como tema principal o banimento do uso pessoal de aparelhos eletrônicos em sala de aula. Antes de embarcar para Londres, onde acontece a competição, as estudantes do Colégio Santa Inês que representariam a equipe inesiana nesta atividade dividiram os papéis, com o objetivo de obter um melhor desempenho e preparo. As debatedoras (speakers), Mariana Escher e Rafaela Baques, e as conselheiras (advisors), Andressa Basso e Luísa Crossetti, contaram com a orientação do professor de Português, Abel Prates, para estudo e desenvolvimento dos argumentos de sustentação das ideias do time para o debate.

Depois de se aprofundarem no tema, as estudantes colocaram em prática seus fundamentos. Debateram, em aula, ainda no Brasil, diversos temas com o professor, a fim de se especializarem na área, e, apenas depois, receberam o posicionamento que seria defendido em Londres.

Para representar uma empresa de aparelhos tecnológicos que deveria ser contra a banalização do uso pessoal de aparelhos eletrônicos em sala de aula, as debatedoras e as conselheiras retomaram suas estratégias, detalhadas no texto de apresentação do seu ponto de vista. No debate, cujo assunto é mais do que atual, as estudantes defenderam a permanência do uso pessoal de aparelhos eletrônicos nas aulas, pois acreditam que estes, além de beneficiarem a educação contemporânea, auxiliam no desenvolvimento de uma habilidade importante de identificação própria nos espaços digitais para os jovens.

A prova, que aconteceu no último domingo (07/08), contou com a participação de equipes do Brasil, da Costa Rica, do México, da Colômbia e do Equador.