Estudantes do 6º ano lançam livro com relatos de viagem

A publicação faz parte do Programa Bilíngue e estimula a criatividade a partir da escrita

Na infância ou na adolescência, a leitura e a escrita têm o poder de construir pontes para o imaginário. Afinal, escrever desenvolve vocabulário, raciocínio e senso crítico, além de reproduzir o universo interno de cada um.  

Sabendo disso, o Colégio Santa Inês já tem a produção literária como tradição na escola, e os primeiros a abrir a temporada de lançamentos foi o 6º ano do Ensino Fundamental. 

Apresentado de forma inédita em uma sessão de autógrafos na última segunda-feira (28), o livro “Latitudes e longitudes reais ou imaginárias? A world of possibilities” é fruto do Programa Bilíngue do colégio – o Club – e reúne relatos de viagem. 

“Os textos trazem o olhar dos estudantes sobre as aprendizagens que uma viagem nos proporciona, tanto em aspectos cognitivos, sociais e culturais”, explica a Coordenadora Pedagógica e Coordenadora do Programa Bilíngue, Analice Vacaro. 

Escritas em português, as histórias traduzem o intercâmbio entre a língua materna e outros idiomas vivenciados nas viagens. “Trazer as percepções de mundo para a própria língua estimula a criatividade, aumenta o repertório e fortalece o domínio da comunicação”, avalia a professora Renata Letícia Hirtz. 

Ao longo de mais de 230 páginas, a publicação convida a pensar e sobre a experiência de romper fronteiras e se abrir para conhecer novos lugares, culturas, linguagens, sabores e costumes.