Estudantes do Ensino Médio lançam exposição “Museu Raízes Latinas”
Até 30 de novembro, a Vitrine Inesiana será palco do “Museu Raízes Latinas”, criado pelos estudantes do Itinerário Diversidade Linguística na América Latina e Multiculturalidade, que integra o currículo do 1º ano do Ensino Médio.
“A partir da elaboração da revista "Voces Latinas", produzida no primeiro semestre, os estudantes foram desafiados a criar uma exposição interativa e focada em aspectos linguísticos e culturais da América Latina”, explica a professora Aline Moretto Costa, responsável pela atividade.
A mostra é fruto de pesquisas sobre os tipos de exposição que existem em museus do mundo todo. “Num segundo momento, após as apresentações das pesquisas, os alunos precisavam pensar em que tipo de exposição seria a nossa, e concluímos que deveria ser histórica e artística”, revela Aline.
No espaço, localizado ao lado da portaria da Protásio Alves, é possível encontrar desde referências musicais – como os argentinos Fito Paez e Charly Garcia – até representações artísticas latinas, como a estatueta “Atlante de Tula”, curiosidades linguísticas, como o idioma dos astecas, e a literatura de Eduardo Galeano.
A ideia do trabalho, desenvolvido ao longo de 2023, é compartilhar o conhecimento adquirido durante as produções, “afinal, um museu só existe se há um público, pessoas que possam usufruir desse lugar tão importante para as sociedades na preservação da memória, da valorização da cultura, na divulgação e importância de trabalhos artísticos”, conclui a professora.