Estudantes participam do movimento “A Hora do Código”

As aulas de informática ganharam uma cara nova esta semana. Até amanhã (11.11), os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental estarão participando do movimento “A Hora do Código”. O objetivo é trabalhar atividades de programação que, através de labirintos lúdicos, irão desafiá-los a pensar usando a lógica

Saber programar é poder “ler o mundo” na Era Digital. “Entender como funcionam os computadores nos possibilita a compreensão do mundo em que estamos vivendo”, avaliam as professoras de tecnologias educacionais do colégio, Angela Lengler e Márcia Dall’ Agnese . O aprendizado da linguagem dos computadores é um dos passos para a alfabetização digital, para a Cidadania digital  e será uma habilidade para toda a vida. Aprender a programar desenvolve capacidades como resolução de problemas, raciocínio lógico, relação entre causa e consequência, raciocínio matemático, linguística, entre outras habilidades.

O movimento é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Code.org, que conta com a colaboração de Google, Microsoft, Facebook,Twitter e outras gigantes de tecnologia. No Brasil, a Hora do Código é organizada pela Fundação Telefônica Vivo e Fundação Lemann, que investem no Programaê, um movimento para aproximar a programação do cotidiano dos jovens brasileiros.

 “Todas as pessoas deveriam aprender a programar porque isso ensina a pensar” (Steve Jobs)

Clique aqui para conferir a galeria de fotos.