Estudantes que participaram de olimpíada no Reino Unido em 2024 recebem certificados de proficiência da Oxford, e inesianos que irão em 2025 são anunciados
Pelo terceiro ano consecutivo, o Colégio Santa Inês marcou presença na British English Olympics (BEO), no Reino Unido. Muito além de um intercâmbio cultural e de uma vivência desafiadora em função do domínio da Língua Inglesa, a experiência é marcada por diversas provas na competição que reúne estudantes de mais de 40 países. Na noite de 16 de julho, a escola proporcionou o encontro da geração de inesianos que representaram o Santa Inês em 2024 com a próxima equipe, que foi selecionada para participar da edição de 2025.
A celebração contou com a apresentação de algumas provas realizadas na BEO, em 2024, e emocionou os presentes com performances a exemplo da ACapella Contest, que rendeu o troféu de Melhor apresentação pelo voto popular, com o exercício das competências de canto, dança e muita sincronia em equipe. Os desafios Country Spotilght, Drama Festival e Investigation também foram exibidos no auditório, com destaque para as habilidades de oralidade, pesquisa científica e criatividade cênica. A delegação foi aplaudida de pé pela plateia composta por Equipe Diretiva, Coordenação do Programa Bilíngue, Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, Psicologia Escolar e familiares das duas gerações de inesianos.
Os estudantes que embarcaram para o Reino Unido em 2024 receberam as suas certificações de proficiência em Língua Inglesa pela Oxford, reconhecimento que evidencia, na prática, como o Programa Bilíngue e o trabalho cuidadoso do Colégio são consolidados e reconhecidos internacionalmente, oferecendo oportunidades únicas ainda na Educação Básica! Conforme destacou a coordenadora do Programa Bilíngue e do Ensino Fundamental Anos Finais, Analice Vacaro, “os níveis de proficiência atingidos pelos nossos jovens de 12 a 16 anos são superiores para cada faixa etária, o que comprova o conhecimento linguístico sob uma ótica global e estipulada pelo Quadro Europeu Comum de Referência (CEFR)”.
A nova geração, que viajará para Londres em 2025 representando o Santa Inês, foi anunciada oficialmente e é composta pelos inesianos:
Davi Montiel Vitola (61)
Lorenzo Rosito Cavalcante (61)
Renata Contessa de Oliveira (61)
Clara Michael de Lemos (62)
Isabella Farias Oronoz (62)
Júlia de Paris Barbieri (62)
Matheus Fraga Bade (62)
Alessandra Lopes Silva (63)
Felipe Cervo Rotta (71)
Gabriela Bastos Pozzebon (71)
Rafaela Moraes Costa (71)
Manuela kessler Corrêa (72)
Maria Antônia Ferme Quintana (72)
Martina Proto Viedo (84)
Pedro Adams Bisio (84)
Zoe Bohrer Gloeden (84)
O evento também contou com o depoimento de familiares e participantes da BEO 2024, destacando as vivências mais memoráveis e os principais desafios para encorajar as próximas famílias que já contam os dias para abril do próximo ano. Conforme João Vitor Engeroff, da turma 91, “a participação na BEO me ofereceu uma oportunidade única de aumentar muito meu conhecimento na Língua Inglesa, conhecer lugares e pessoas novas falando em um idioma diferente, além de viver experiências incríveis com colegas que se transformaram em grandes amigos.” De acordo com o integrante recém-anunciado Lorenzo Cavalcante, “estou muito curioso para a minha primeira viagem internacional, com 12 anos, e já estou treinando falar somente em inglês em casa com a minha mãe, que me ajuda muito.”