Estudantes se classificam para a segunda etapa da Maratona Intel Maker
Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental do colégio estão entre as seis equipes do Rio Grande do Sul selecionadas para a segunda fase da Maratona Intel Maker. Em todo o país, apenas 50 projetos seguem na disputa.
Os estudantes Fernanda Brandão Ferreira da Silva, Giovanna Milanez Pires, Davi Wainer Fernandez, Luiz Eduardo Warken e Rafael Vaccaro identificaram um problema recorrente – o excesso de conversa em sala de aula. Para solucionar a questão, estão desenvolvendo um sistema que ao notar um ruído mais alto que o normal, liga um indicador luminoso e registra em um log que a própria turma possa perceber que está comprometendo o andamento da aula. Com os registros, os estudantes e professores poderão verificar a frequência em que o ruído passa do limite e, desta forma, melhorar o andamento das aulas.
O problema é de relevância nacional. Segundo a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem, os professores no Brasil dedicam 20% do tempo de aula para manter a ordem na sala, o que representa 7% a mais que a média dos países que respondem a pesquisa.
O grupo recebeu um kit da Intel e, nesta nova fase, vai desenvolver o projeto e colocar em prática. As três equipes vencedoras da Maratona Maker,sendo uma do Ensino Fundamental e duas do Ensino Médio, serão divulgadas no dia 25 de novembro.