Estudantes têm aula on-line por itinerários temáticos

Os estudantes do Ensino Médio iniciaram aulas on-line ao vivo, nesta terça-feira (14/04). Essas interações foram realizadas em três horários pontuais, respeitando um ritmo diferente, próprio de quem está em quarentena. A metodologia tem como objetivos pedagógicos realizar uma escuta ativa, dialogar sobre as diferentes propostas de aprendizagens desenvolvidas a partir das atividades domiciliares (postadas na plataforma virtual) e relacionar esses saberes com o contexto atual, de pandemia e isolamento social. “Seguimos aprimorando nossos processos, objetivando garantir o desenvolvimento integral dos estudantes, bem como os vínculos e as interações estabelecidos nestes momentos de composição de aprendizagens”, destaca a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Fabiana Pires.

As duas primeiras semanas de aulas on-line terão dois dias para cada ano do EM, em horários pontuais em que serão propostas atividades interdisciplinares, organizadas em itinerários temáticos. Os itinerários são sequências didáticas que intencionam relacionar as condições cognitiva, emocional e física dos estudantes com os objetos de estudos dos componentes curriculares que participam da interação.

Nesta semana, por exemplo, o 1º Ano trabalhou as temáticas “Eu, A pandemia e o isolamento” – através daanálise de sentimentos, preconceitos linguísticos nas redes sociais e funções matemáticas nos dados estatísticos da pandemia- e “os Registros e a Pandemia” – por meio de estudo de mitos urbanos, textos autorais e sociabilização na família a partir da realização de atividades físicas. Já as temáticas do 2º Ano foram os “Olhares sobre a pandemia: o meu e o dos outros”– através de autorreflexão e meditação, relação entre contexto histórico, nações e instituições, bem como distopias do século XIX e da contemporaneidade - e “#ficaemcasa”– a partir da análise de diferentes gráficos da pandemia e do crescimento exponencial, além da compreensão do contágio e do protocolo de higiene. No 3º Ano, os temas da semana foram “Sociabilização em tempos de pandemia”– partindo daanálise de alterações de elementos culturais, sociais, ambientais e linguísticos - e “#vaificartudobem”-propositiva de engajamento social, compreensão de aspectos físicos e mentais que promovem saúde.

Nas aulas, ocorreram muitas partilhas de afetos, de medos, de dúvidas e de experiências realizadas no isolamento. O tempo passou voando e ficou o desejo de mais interações. Para o estudante que ainda não experimentou, fica o nosso convite:

  1. Baixe o aplicativoMicrosoft Teams.
  2. Digiteseu login: número da sua matrícula que está no crachá daescola. (numerodamatricula@csivirtual.education)
  3. Digite a senha:(Turma_númeroeletradaturma). Exemplo: Turma_3b, sendo que a palavra Turma é com Tmaiúsculo).
  4. Após ingressar no ambiente,busque a equipe “EM Aulas On-line 2020” e clique duas vezes sobre ela.
  5. Procure a sala de aula do ano que você cursa (Exemplo: 1º Ano – Sala de aula), clique duas vezes sobre ela e acesse o chat. No horário da aula, basta ingressar na reunião.

As aulas seguem com horários alternativos a partir da grade de horários das turmas. Vamos garantir interações com todos os professores até o final de abril. “É importante lembrar que o acesso ao canal da turma é exclusivo para as aulas e, consequentemente, para interações entre estudantes e professores”, conclui Fabiana, destacando que a comunicação entre as famílias e a escola continuará sendo realizada através dos e-mailsfabianapires@santainesrs.com.br e leonardo.garavelo@santainesrs.com.br .

Durante o período de isolamento social, as aulas serão gravadas por turnos e os arquivos disponibilizados dentro do canal da turma, na aba Aulas Gravadas. As gravações são, exclusivamente, para que estudantes da turma com dificuldades de acesso possam assisti-las em outro horário. Os arquivos não podem ser compartilhados, parcial ou integralmente, com outras pessoas.