Estudantes vivenciam a incrível experiência de passar “Uma Noite na Biblioteca”

Uma programação com 12 horas de atividades em meio aos livros. É o que prevê a 6ª edição do projeto “Uma Noite na Biblioteca”, experiência que vai movimentar o final de semana de pequenos leitores entre 10 e 11 anos. No total, mais de 60 estudantes, de três turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, acompanhados de seus professores, participam dessa vivência cultural. Entre as atividades previstas, algumas serão inspiradas nos 110 anos de nascimento do poeta gaúcho Mário Quintana.

De acordo com a coordenadora e a orientadora pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do CSI, professoras Gilda Proença e Viviane Nectoux, respectivamente, o evento “Uma Noite na Biblioteca” já conquistou os estudantes, que se identificam, cada vez mais, com a biblioteca e com o hábito da leitura. “A partir da implantação do projeto, a cada ano, registramos um aumento significativo na retirada de livros, o que reflete diretamente no desempenho escolar dos estudantes, em todas as áreas do conhecimento”, constata Viviane.

Gilda destaca, ainda, mais efeitos positivos da iniciativa: “As crianças passam a compreender a biblioteca como um espaço cultural, visitam com mais freqüência e desenvolvem o prazer de ler. Tudo isso reflete na qualificação da competência leitora e escritora de cada um deles”.

O passo a passo desta verdadeira noite literária inclui jantar na chegada, às 20h desta sexta-feira (21/10), atividades voltadas para as diversas áreas do conhecimento, tais como, astronomia, literatura, ciências e artes cênicas. Um dos momentos mais aguardados é a presença do escritor Carlos Eduardo Pessoa de Brum, que ministrará um oficina especial que inclui contação de histórias e a construção do personagem da noite. A programação encerra com o café da manhã, que antecede a chegada dos pais e responsáveis, às 8h do sábado (22/10).

Toda a atividade pode ser acompanhada através do Blog http://umanoitenabiblioteca2016.blogspot.com.br/ , que é atualizado pela bibliotecária Débora Zschornack.