Experiência de aprendizagem leitora: Contadores de Histórias

As histórias infantis têm influência decisiva sobre a criança: socializam, desenvolvem a imaginação e a linguagem, bem como favorecem o processo de identificação. Escutar histórias é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo. Mais do que um hábito, contar histórias é uma habilidade que pode e deve ser estimulada desde cedo, como acontece no projeto de leitura do 1º Ano Bilíngue do Ensino Fundamental “Pequenos Contadores de Histórias”.

A atividade, já tradicional no Colégio, sempre aconteceu com livros físicos e, após a pandemia, agregou o apoio da Biblioteca Digital do Elefante Letrado, conforme explica a professora Ana Lúcia Farias, da turma 15. “O projeto já acontecia em anos anteriores, com livros físicos retirados na biblioteca da escola com a curadoria das professoras. Porém, com a pandemia, precisamos reinventá-lo para não perder de vista esse importante momento de construção do hábito de leitura dos estudantes do 1º Ano”, destaca a educadora, ao ressaltar o envolvimento, a concentração e o desempenho de cada um dos leitores durante a atividade. “Demonstrando fluência leitora, confiança e alegria, o pequeno leitor compartilha sua escolha com os colegas da turma em um momento de contação de história que conta com o protagonismo dos estudantes. Está sendo gratificante acompanhar a competência leitora de estudantes que ampliam o gosto pela leitura compartilhando histórias que gostam de ler na plataforma digital”, avalia. Já a professora Pamela Schneider, da turma 13, destaca a organização das crianças e suas famílias com objetos, fotos e adereços que ampliam, ilustram e tornam esse momento ainda mais encantador: “É lindo de ver o envolvimento de todos no processo de apresentar uma história para a turma. Teve família que revelou foto, outra criou cenário, outra enviou objetos... Todos envolvidos em tornar a experiência de aprender a ler no 1º Ano inesquecível”, concluiu. E, quando o assunto é desenvolver o gosto pela leitura, a criatividade não tem limites. “Na turma 12, confeccionamos ‘telefones de leitura’ com canos de pvc. As crianças adoraram a ferramenta que auxilia na leitura”, destacou a professora Carolina Guimarães Rosa, lembrando que, no grupo, os pequenos leitores realizam o projeto utilizando livros físicos.

Seja com livros digitais, seja com obras físicas, a contação de histórias é um momento muito rico, pois incentiva o hábito da leitura, a expressão oral, a escuta, a concentração, a criatividade e a responsabilidade. Sem dúvida, o projeto é um passo na construção da habilidade leitora das crianças e um grande estímulo no fortalecimento do hábito de ler.