Experimentando arte: estudantes do Terceirão incorporam obras icônicas no Dia Temático da Arte Moderna
Arte, história e muita criatividade tomaram conta dos corredores do Colégio Santa Inês nos últimos dias. Eram os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que literalmente vestiram personagens, obras artísticas e referências icônicas de movimentos como Cubismo, Impressionismo, Expressionismo, Dadaísmo, Surrealismo e outras representações da arte moderna.
A atividade, conduzida pelas professoras Carolina Viana da Silva e Aline Moretto Costa, está ligada aos componentes de Arte, Trilha de Linguagens e Literatura e propõe um mergulho nesses movimentos ligados às Vanguardas Modernistas Europeias e aos Modernismos brasileiro e hispano-americano, além de refletir sobre suas relevâncias até os dias atuais.
Para dar vida a símbolos, sujeitos e diversos elementos que fizeram história e atravessaram o tempo, eles precisaram fazer muito mais do que se caracterizar, mas também compreender a essência de cada criação e sua função no período histórico em que foi materializada.
A atividade, intitulada “Dia Temático da Arte Moderna”, foi o encerramento de um longo processo de estudo e pesquisa sobre os movimentos vanguardistas, apresentados em indumentárias que falaram por si só e retrataram expressões de importantes vertentes artísticas dos séculos XIX e XX, na Europa e na América Latina.
“Os estudantes confeccionaram roupas, adereços, performances, maquiagens e pinturas corporais baseadas nesses estilos, mostrando que a linguagem artística tem o poder de nos transportar para novos mundos e instigar nossa criatividade”, conta o professor de Literatura e Consultor da Área de Linguagens, Vinicius Rodrigues.