Familiares dos Galilegos comercializam lanches para contribuir com o projeto dos estudantes

Nesta sexta-feira (10.03) as famílias dos Galilegos estarão no recreio do Colégio Santa Inês vendendo lanches especiais. O objetivo é reunir recursos para custear a viagem do grupo à Brasília, na próxima semana, quando irão participar do Torneio Nacional de Robótica FIRST LEGO League.A equipe também está realizando uma “Vakinha online”para arrecadar os recursos que faltam.  

Classificados na etapa estadual do torneio FIRST LEGO League, os Galilegos vão a Brasília na próxima semana para a etapa nacional do evento. A equipe é a única representante de Porto Alegre na competição que conta com 74 grupos classificados.

Os Galilegos vão a Brasília com uma comitiva de 12 estudantes entre o 7º ano do ensino fundamental e o 1º ano do ensino médio. As 21 equipes melhor classificadas irão participar, ao longo de 2017, de torneios mundiais em diversos locais dos Estados Unidos, além de Dinamarca, Austrália e Reino Unido.

No Santa Inês, o incentivo à prática da robótica é uma maneira de facilitar nos estudantes o entendimento sobre a importância da tecnologia, além de exercitar suas habilidades. “De forma geral, percebemos um impacto positivo da robótica no desempenho dos estudantes, isso se dá pelo trabalho multidisciplinar que abrange áreas distintas como psicomotricidade, lógica, comunicação e trabalho em equipe, análise e resolução de problemas, mecanismos e programação”, avalia o professor Filipe Ghesla, responsável pela orientação do grupo.

O projeto que será apresentado na competição é o mesmo já classificado na etapa estadual. Com base na temática internacional Animal Allies (animais aliados) proposta pela FIRST LEGO League, os Galilegos desenvolveram soluções para a obesidade canina, além de criar um robô que irá atender as diversas missões do desafio.

Sobre o FIRST LEGO League:

Com uma estimativa de presença de cerca de 740 competidores, divididos em equipes de escolas do SESI, rede pública, rede particular e times de garagem, de 24 Estados e do Distrito Federal, o Torneio de Robótica FIRST LEGO League tem como objetivo inspirar crianças e adolescentes a explorarem seu potencial em ciência e tecnologia de forma lúdica e despojada.

Clique aqui para ver a galeria de fotos dos estudantes.