Férias em Casa: novas brincadeiras

As férias são, sem dúvida, uma oportunidade de fazer com que as semanas sem aula se tornem momentos únicos e especiais, mesmo sem sair de casa. Divirtam-se!

Semana de 28 de janeiro a 03 de fevereiro de 2019

28 de janeiro – Fantasia de Folhas​

As crianças adoram estar em contato com a natureza. Então, que tal criar roupas, máscaras e fantasias usando as folhas caídas no chão? Além disso, é possível fazer pulseiras e brincos com penas e sementes. Escolha folhas de tamanhos, cores e texturas diferentes. Pegue um barbante e vá prendendo as folhas uma do lado da outra. Com esse processo, você pode inventar a fantasia que quiser. Pode ser um bicho, uma princesa da natureza, uma fada ou até mesmo criar uma roupa havaiana. É só soltar a imaginação e se divertir!

29 de janeiro – Boias de Garrafa Pet

O verão pede um bom mergulho de mar, rio ou lagoa, e para quem mora na cidade a piscina é pura diversão! Para brincar, pegue quatro garrafas pet de dois litros com tampa e as amarre no bico com um barbante forte. Verifique se as garrafas estão bem fechadas, passe as cordinhas por baixo dos braços e experimente na parte rasa da piscina, do mar, rio ou da lagoa. Se houver um número maior de garrafas pet, é possível construir jangadas. Lembre-se: é sempre muito importante estar com um adulto quando for se divertir na água.

30 de janeiro – Panelinhas e copinhos de argila

Para ampliar o repertório das crianças e apresentar a elas materiais diversificados, a argila é um material que proporciona a criação de objetos tridimensionais, diferente da pintura e do desenho, linguagens bastante comuns para os pequenos, e pode ser adquirida em papelarias e floriculturas. Para iniciar, pegue um pouco de argila, vá amassando até ficar no formato de panelinhas e copinhos. Deixe no sol até o material secar. Depois, é só usar a imaginação para brincar com seus copos e suas panelas de argila. O que sobrar guarde enrolada em um pano úmido e dentro de um saco de plástico. Assim, ela vai estar boa para brincar por muitos dias.

31 de janeiro – Corrida com jornais                                                                                                                   

A corrida com jornais é uma atividade incrível para os pequenos e envolve coordenação motora e força muscular. Para brincar, trace no chão duas linhas, afastadas 12 metros uma da outra. Os participantes ficam lado a lado, atrás da linha de partida, segurando duas folhas de jornal. Ao sinal de início, as crianças colocam o jornal no chão à sua frente e pisam sobre ele, em seguida colocam a outra folha e pisam e seguem assim sucessivamente até atingir a linha de chegada. Portanto, os participantes se deslocam pisando alternadamente sobre uma folha e outra, até o final do percurso. O trajeto deve ser feito em linha reta, evitando esbarrar um no outro.                                                      

01 de fevereiro – Pé de Lata

Brincadeiras que exploram diferentes ambientes e objetos favorecem o equilíbrio, contribuindo para o desenvolvimento do controle corporal. Para brincar, pegue duas latas de leite em pó do mesmo tamanho, faça dois furos na lata, no lado contrário ao que fica a tampa, passe o cordão de um lado para o outro, dando vários nós nas suas extremidades. A criança sobe em cima da lata, com um pé sobre cada uma, estica o cordão até as suas mãos e desloca-se em equilíbrio. Além disso, a família poderá personalizar as latas: quem sabe transformar em um pé de monstro ou em um unicórnio? É só soltar a imaginação e se divertir!

02 de fevereiro – Ping-Pong de Balão   

Para a atividade, realizada ao livre, são necessários pratos de papel, palitos de picolé e um balão. Você pode utilizar outros materiais para produzir as raquetes, como pedaços de papelão, caixas de pizzas e gravetos. Além de divertida, a brincadeira estimula o equilíbrio, a agilidade e a mira.

03 de fevereiro – Teatro de Sombras

Essa atividade, além de não exigir muitos recursos, fortalece habilidades como comunicação, memória e criatividade, já que a criança precisa criar narrativas para a composição da peça teatral. Uma caixa de sapato e papel vegetal se transformam em um palco. Com papel e palitinhos as crianças criam personagens. A ideia é convidar as crianças a criar seus personagens e apresentarem suas peças.