Férias em Casa: Tempo de Descobertas

Que tal transformar atividades cotidianas em momentos de diversão para toda a família? As férias são, sem dúvida, uma oportunidade de fazer com que as semanas sem aula se tornem momentos únicos e especiais, mesmo sem sair de casa.

Semana de 21 a 27 de janeiro de 2019

21 de janeiro – Banho nas Bonecas

Vale banheira, bacia ou até torneira. A ideia é promover uma tarde de beleza para as bonecas e os bonecos, com muita espuma e alegria. Além de ser a maior diversão, esta atividade estimula a higiene pessoal. Depois dos banhos, a criançada pode se divertir enfeitando os brinquedos: arrumando cabelos, trocando roupas e criando novos looks, quando for possível. O calor está intenso: essa é uma oportunidade de se refrescar entrando junto no banho.

22 de janeiro – Jardinagem

Não basta ter jardim, é preciso cultivá-lo! E esta é uma atividade que as crianças adoram e que pode ser muito divertida. Que tal cultivar uma horta? Pode ser direto na terra ou em vasos, o espaço não importa. Junto com toda a família, defina o que será plantado e “mãos à terra”! Vale sementes, mudinhas ou plantas já maiores. O importante é plantar, cultivar e, com paciência, esperar a hora de colher. São vários aprendizados imperdíveis!

23 de janeiro – Culinária

O verão pede comidas leves e saudáveis. Então essa é a hora perfeita para unir a família e fazer uma deliciosa Salada de Frutas. Para essa receita, você vai precisar de 10 morangos, ½ melão, 1 banana nanica, 1 mamão papaia, 2 colheres de sopa de mel e o suco de 2 laranjas. Conforme a faixa etária, as crianças podem ajudar a higienizar, descascar e cortar as frutas. Depois de picadas, coloque-as em uma tigela e misture o mel e o suco. Pronto! Agora é só pôr no refrigerador e servir quando estiver gelado. Mais do que um momento de lazer, essa atividade incentiva a promoção de hábitos saudáveis e exercita a coordenação motora fina.

24 de janeiro – Pescaria

Faça peixes de papel, madeira ou espuma, com argolas na boca, e os coloque em uma caixa com areia. Para pescar, você pode utilizar varinhas de madeira, de plástico ou do que a imaginação permitir. As varas precisam de linhas com um gancho na ponta. Ganha quem conseguir pegar o maior número de peixes. Para os dias de calor, uma dica é utilizar um recipiente com água. Neste caso, só não se esqueça de utilizar aqueles feitos de plástico ou espuma. Assim, os pequenos pescadores terão um desafio a mais, já que os peixes estarão em movimento. Além de estimular a imaginação e a criatividade, esta brincadeira é uma grande aliada na hora de desenvolver habilidades como coordenação motora e concentração.

25 de janeiro – Pintura com Plástico Bolha

A pintura com plástico bolha é uma atividade incrível para os pequenos e envolve coordenação motora fina e força muscular, além do uso isolado dos dedinhos da mão. Para brincar, pegue um pedaço de papel pardo ou papelão, que pode ser reciclado, e prenda no chão com fita crepe ou adesiva. Amarre pedaços de plástico bolha nos pés. Coloque várias cores de tinta no chão e pronto! Vale caminhar, pular, usar uma cor ou misturar vários tons. É só soltar a imaginação e se divertir!

26 de janeiro – Festa do Pijama

As crianças amam! Aproveite uma noite normal e faça uma festa do pijama fantástica. O legal é marcar em um período em que a família “não tenha hora para acordar” no dia seguinte. O desafio é garantir que os pais e os filhos durmam mais tarde do que o normal para que todos possam participar da brincadeira. Vale dançar, fazer teatro de sombras ou contação de histórias. Um jeito super divertido de surpreender os pequenos de todas as idades!