Festa do Caderno: o início de uma nova etapa
A transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental é uma etapa repleta de momentos únicos e importantes para as crianças. No 1º Ano, as crianças fazem a transição do caderno de folhas sem linhas e sem pautas para o caderno com linhas. “Nessa nova etapa, o uso do caderno com linhas representa avanços significativos na aprendizagem de nossos estudantes, momento importante em que já estão preparados para respeitar os limites das linhas, os espaços das margens, organizando, cada vez mais, os seus registros. É o início de novos desafios no processo de alfabetização!”, destacam a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Viviane Nectoux, e a Orientadora Educacional do Segmento, Laura Almeida.
Com as barreiras impostas pelo distanciamento social, os combinados foram ainda mais importantes para que as crianças não desconfiassem da atividade, garantindo o impacto do efeito surpresa. A dedicação e o empenho das famílias foram essenciais no planejamento da programação, que incluiu uma LIVE com todas as crianças e suas famílias, uma dinâmica orientada para os pequenos localizarem a “surpresa” com muita diversão. “Que momento emocionante! Mesmo à distância, escola e famílias ficaram muito próximas para garantir a preparação da festa surpresa e homenagear as crianças, construindo boas memórias”, complementou Viviane.
A psicóloga escolar, Renata Prosdocimi, que também é mãe do Rafael, da turma 12, ressaltou a importância das “invenções necessárias nesta pandemia” para garantir a celebração de mais esta grande conquista dos estudantes. “Foi realmente muito lindo poder vivenciar a festa do caderno com linhas na modalidade on-line. Apesar de ser numa forma diferente do que estávamos acostumados, a essência desta comemoração foi preservada, isto é, o efeito surpresa para as crianças, com muita magia e encantamento”, disse.
Para os estudantes e suas famílias, a mobilização e a produção da “Festa do Caderno Surpresa”, cada um na sua casa e do seu jeito, mas todos conectados, também foram muito significativas, especialmente considerando a nova realidade, de isolamento social. “A família ‘se reuniu’, por meio das mensagens virtuais encaminhadas por avós, tios, primos e padrinhos, com o objetivo de trazer para o Eduardo a certeza da importância do momento, com mensagens de amor, estímulo e encorajamento, no sentido de que prossiga firme nos estudos, sempre esforçado e interessado, como ele já é.”, destacaram Letícia e Júlio, pais do Eduardo de Quadro Ferraz, da turma 14. “Organizamos tudo com todo nosso amor e com a atenção carinhosa da Diretora e das Professoras. A festa foi cheia de afetos e lindas lembranças para o nosso filho. Um momento que vai ficar marcado para sempre na memória, mostrando que, mesmo isolados, podemos contar não só com a família, mas com a comunidade inesiana, da qual temos muito orgulho de fazer parte!”, concluíram.
Depois de alguns anos vivenciando a festa do caderno no Auditório do Colégio e em sala de aula, a professora Andréa Pereira Ramos ressaltou a importância do momento e da utilização da tecnologia como intermediária para possibilitar a conexão entre estudantes, família e equipe pedagógica. “A emoção de todos foi diferente, não menos encantadora. De alguma forma marcamos história na vida da escola, na vida de cada um de nós: uma festa do caderno on-line com festejos nas casas das crianças, na casa das profes. E, agora, novos aprendizados registrados sobre linhas!”, avaliou.
Veja aqui o álbum de fotos da Festa do Caderno!